logo

Sema participa de teleconferência no Senai Macaé

28/03/2011 17:29:27 - Jornalista: Tathiana Campolina

O secretário municipal de Ambiente, Maxwell Vaz, junto com a coordenadora de licenciamento, Jussara Aguiar, e a engenheira ambiental da Secretaria de Ambiente, Aline Alvarenga, participaram na manhã da última sexta-feira (25) da teleconferência “Gestão da água no Rio de Janeiro”, no Senai Macaé, transmitido pela TV Firjan. Comitês de Bacias Hidrográficas, ocupação irregular, Código Florestal, entre outros assuntos, foram abordados durante duas horas pelos entrevistados.

Diretamente do Rio de Janeiro, o apresentador Luís Augusto Azevedo entrevistou o subsecretário executivo da Secretaria de Estado do Ambiente (SEA), Luiz Firmino, e a diretora de Gestão das Águas do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Rosa Formiga, e também contou com a participação de todos os presentes, que enviaram perguntas online.

Uma das perguntas do secretário Maxwell Vaz sobre a ocupação das Faixas Marginais de Proteção (FMP) recebeu destaque na resposta de Luís Augusto Azevedo.

- O Código Florestal brasileiro tem uma situação difícil, pois ele é aplicado em todo país que tem diferentes ecossistemas. É difícil, mas é uma ferramenta importante. Além disso, a ocupação nas das (FMP’s) em algumas áreas aconteceram há anos. Temos uma cultura que as pessoas acham que o que é público não é de ninguém e há um déficit habitacional no país, com isso elas ocupam as áreas que não podem se instalar. Isso acontece no estado todo e a idéia de criação de Parques Fluviais vai ao encontro dessa questão, pois seria feito a revegetação do local, construção de ciclovias e parques para as crianças o que evitaria a ocupação irregular e criaria uma nova cultura para essas margens dos rios, salientou.

O secretário aprovou a iniciativa do Senai Macaé de convidar várias autoridades para participarem dessa teleconferência.

- Foi muito produtivo e acho que deveria ter mais vezes, pois temos a oportunidade de interagir com os entrevistados e é sempre vantajoso discutir assuntos tão importantes como esse, concluiu Maxwell.