A Secretaria de Meio Ambiente (Semma) encerrou a Semana da Água (22 a 26) com saldo positivo para professores e técnicos das escolas públicas, que neste período receberam conhecimento sobre os ecossistemas do município e preservação das três bacias hidrográficas - Rio Macaé, Jurubatiba e Lagoa Imboassica -, com a realização de palestras educativas e atividades nos locais.
O secretário Maxwell Vaz, que participou da abertura do evento no Dia Mundial da Água (22), insiste para que todos comecem a preservar os mananciais, pois, segundo ele, a água doce existente no mundo (2,5% dos recursos hídricos), pronta para beber e fácil de captar, está situada nos rios e lagos.
- Temos que preservar hoje para termos água amanhã e somente com uma mudança de conduta é que poderemos cuidar das nossas bacias hidrográficas, dos nossos manguezais e proteger as matas ciliares, alertou.
De acordo com o coordenador de Educação Ambiental da Semma, Paulo Barcelos, a programação, que começou no Dia Mundial da Água e se encerrou na última sexta-feira (26), foi cumprida com diversas ações. Ele conta como aconteceu.
- Conforme o programado realizamos atividades no estuário do Rio Macaé, onde trabalhamos questões pertinentes, com o apoio da Escola de Pescadores, Associação Cândido Mendes de Pesquisa (Acamep) e do Nupem. Visitamos também o Rio Macaé, próximo de sua captação, e o Rio São Pedro (afluente). Fomos recebidos pela Termoelétrica Norte Fluminense, que nos apresentou toda importância do Rio Macaé para a geração de energia. Tivemos também uma atividade com os professores e técnicos, que são repassadores de conhecimento para os estudantes, na Lagoa Imboassica, fechando assim a programação da Semana da Água de 2010 no município, destacou Barcelos.
Ele informou ainda que a expedição ecológica “Águas de Macaé” faz parte do programa Conhecer para Preservar da Prefeitura de Macaé, executado pela Semma, que visa cuidar do meio ambiente. Durante a Semana da Água, a secretaria contou com o apoio da Escola de Pesca, Associação dos Amigos da Serra (Asema), da Associação de Pescadores de Carapebus, representada pelo Tio Jorge, Guarda Ambiental, Acamep e do Nupem.