logo

Semana de Aleitamento Materno ainda é lembrada em Macaé

06/08/2012 16:43:00 - Jornalista: Vivian Dias

Foto: Gustavo Malheiros

Gestantes participam de dinâmica sobre a importância da amamentação

Continuam as comemorações pela Semana Mundial de Aleitamento Materno (Smam). Diversas unidades de saúde estão com programação especial para lembrar a importância de dar de mamar e os benefícios gerados para mamães e bebês. Amanhã (07), a partir das 9h, haverá apresentação teatral no PSF Areia Branca, Bicuda Pequena e Bicuda Grande; palestras, teatro e sorteio de brindes no PACS Glicério; palestras no UBS Novo Cavaleiro e no Nuamc Aroeira e grupo de gestantes e nutrizes no PSF do Sana.

Quarta-feira (08) é a vez do PSF Frade comemorar a data com palestras para gestantes e sorteio de brindes, a partir das 14h; e na quinta (09), no UBS Morro do Santana, haverá atividade educativa e vídeo, às 8h. Já na semana que vem, será a vez do Hospital Público Municipal (HPM ) e do Centro de Referência do Adolescente (CRA) lembrarem a data.

A Semana Mundial de Aleitamento Materno é realizada anualmente pela Organização Mundial de Saúde desde 1992. Ao todo, 120 países realizam as atividades propostas pela OMS. Em Macaé, a Secretaria de Saúde, através da Coordenadoria de Área Técnica de Alimentação e Nutrição (Catan), realiza desde a semana passada uma série de atividades para lembrar a Smam, que este ano tem como tema “Entendendo o passado e planejando o futuro”. Na sexta (03), um grupo de gestantes atendidas pelo Programa Municipal de Suplementação para Gestantes receberam orientações de forma lúdica na sede da Catam.

De acordo com a palestrante convidada, a pediatra da Área Técnica de Aleitamento Materno da Secretaria Estadual de Saúde, Maria da Conceição Salomão, hoje no Brasil 41% das crianças até os seis meses são alimentadas exclusivamente no peito. Além disso, a duração da alimentação também aumentou para cerca de 11 meses.

- O Brasil começou o trabalho em 1981 e, desde então, conquistamos muito desde a prevalência do aleitamento materno até o sexto mês, como também quanto a duração do período de amamentação. São inúmeros os benefícios desta prática, não só para mãe e bebê, quanto também para a família, a sociedade e até o meio ambiente, já que o leite materno é um alimento autossustentável.

Fundamental para a saúde de mãe e filho, o leite materno é o alimento mais completo e equilibrado, pois atende a todas as necessidades nutricionais da criança até os seis meses de idade. É fácil de ser digerido, colabora para a formação do sistema imunológico da criança, previne alergias e a obesidade e aumenta o vínculo entre mãe e filho. Além disso, o ato da sucção ajuda no desenvolvimento da arcada dentária do bebê. Já a mamãe que amamenta tem menos riscos de hemorragia e sangramento pós parto, além de estar mais protegida contra doenças cardiovasculares, câncer de mama e de ovário. E tudo isso já vem prontinho, de graça, fácil de ser transportado e ingerido.