logo

Semana de Extensão Universitária deve reunir mil pessoas

26/05/2006 10:56:26 - Jornalista: Alexandre Bordalo

A Fundação Educacional de Macaé (Funemac), através da Faculdade Professor Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS), promove a partir desta segunda-feira, dia 29, a primeira Semana de Extensão Universitária. A abertura do evento, que vai até o próximo dia três, acontece às 19h no Paço Municipal, na sede da prefeitura. As atividades da Semana de Extensão Universitária serão realizadas na sede da FeMASS (Rua Alfredo Backer, 363, centro).

A expectativa é de que mil pessoas, entre alunos do ensino médio e universitários, participem da semana de extensão, cujas atividades têm início no período da manhã, tendo continuidade à tarde e à noite. Dentre as atividades na FeMASS, estão apresentações de cursos de extensão e de 70 projetos de alunos do curso de sistemas de informação desta faculdade, além das realizações de 16 palestras sobre temas baseados em pesquisas de mestrado e pós-graduação.

Também haverá oficinas de poesia, inglês e orientação vocacional. Além disso, serão oferecidos mini-cursos de sistemas web com software livre, academia Cisco – maior fabricante de equipamentos de hardware para redes de computadores do mundo - , computação gráfica e desenvolvimento de web sites. Os cursos de extensão irão aprofundar as áreas específicas do conhecimento tecnológico, que o mercado demanda.

Para o público alvo composto por alunos do segundo ano e do terceiro ano do Ensino Médio, haverá Orientação Vocacional a ser ministrada por especialistas neste assunto. Há 100 vagas e as inscrições podem ser feitas até sexta-feira (26), das 9h às 17h, na Assessoria de Recursos Humanos da Funemac (Rua Teixeira de Gouveia 634, tel: 2762-3012 ou 2772-5036). Os interessados devem levar Identidade e comprovante de matrícula na rede municipal, estadual ou particular de ensino.

Segundo o diretor da FeMASS, professor Sergio Eduardo Correa Netto, o objetivo desta semana é abrir as portas da universidade para a comunidade, com apresentação de trabalhos pedagógicos e potencialidades da Instituição de Ensino. Ele também afirma que a importância do evento é promover a cultura da pesquisa, com apresentações de alternativas. “Tudo isso possibilita a qualificação profissional nos mais diversos níveis do conhecimento, provocando o desenvolvimento local e regional”, destaca o diretor.

A FeMASS oferece o curso de sistemas de informação, ministrado para 280 alunos, que passam pela faculdade durante quatro anos (oito períodos). Na semana de extensão serão apresentados projetos, apoiados na metodologia aplicada na FeMASS, onde o aluno desenvolve trabalhos, desde o primeiro período. Conforme o diretor, tudo isso acontece em três áreas básicas: desenvolvimento de sistemas, empreendedorismo e redes de computadores.