logo

Semana do Doador de Sangue teve início nesta segunda-feira

25/11/2013 17:58:00 - Jornalista: Liliane Barboza

Foto: Guga Malheiros

Doadores compareceram na manhã desta segunda-feira (25), no Serviço Municipal de Hemoterapia

Solidariedade e vontade de ajudar ao próximo. Esses são os sentimentos dos doadores que compareceram na manhã desta segunda-feira (25), no Serviço Municipal de Hemoterapia, para doar sangue. A semana do doador de sangue será lembrada até sexta-feira (29). O serviço funciona de segunda a sexta-feira, de 7h30 às 12h30.

A dona de casa Marlene Pinto, de 51 anos, compareceu cedo ao hemocentro de Macaé para doar sangue. Ela conta que desde que sofreu um acidente de carro em 2003, resolveu ser doadora, pois no seu caso o sangue O positivo é raro e enfrenta algumas dificuldades em encontrar doador compatível.

- Sempre doo sangue independente de datas comemorativas. Gosto de ajudar as pessoas, pois um dia precisei de sangue e hoje estou ajudando uma amiga que encontra-se internada no hospital -, contou.

O aposentado Jaci dos Santos, de 59 anos, também é um voluntário e diz que desde de 2006 procura o Serviço Municipal de Hemoterapia para prestar solidariedade. "Fiquei alguns anos sem doar por conta de um problema de hipertensão. Agora estou recuperado e hoje estou voltando a doar sangue. Eu me sinto muito bem após o procedimento, mais leve, com disposição e feliz principalmente em ajudar pessoas que precisam", disse.

Já o mecânico Jocinei Almeida, de 44 anos, conta que é um voluntário assíduo e que há três anos resolveu ser um doador de sangue. "Pelo menos de seis em seis meses procuro o serviço de hemoterapia para ajudar quem precisa e isso é muito bom ", concluiu.

Quem deseja doar sangue precisa estar bem alimentado, evitar alimentos gordurosos, apresentar documento de identidade e ter entre 16 e 67 anos (os menores de 18 devem levar autorização dos pais ou responsáveis por escrito). Quem tem idade acima de 60 anos deve ter realizado, pelo menos, uma doação.

A pessoa não deve estar tomando medicamento, tem que ter mais de 50 kg, não pode estar grávida e nem amamentando, e não deve ter tido contato sexual com pessoas com comportamento de risco para AIDS e outras doenças sexualmente transmissíveis.

Informações adicionais sobre o Serviço Municipal de Hemoterapia poderão ser obtidas pelo telefone: (22) 2796-1756.