Semana Interna de Prevenção de Acidentes é realizada até sexta

21/11/2006 16:30:35 - Jornalista: Janira Braga

Começou nesta terça-feira (21) a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat) 2006, na sede social do Tênis Clube. Estandes de diversas secretarias da prefeitura e de empresas que trabalham com segurança no trabalho apresentam a tecnologia e as inovações do setor, como equipamentos de proteção individual. A realização é da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) da prefeitura e tem como objetivo mobilizar todo o quadro funcional do governo sobre a importância de ações que previnam acidentes no local de trabalho.

De acordo com o presidente da Cipa da prefeitura, Rudson Lopes, a Sipat 2006 vai até sexta (24), com apresentação de palestras e informações para disseminar a importância da prevenção aos acidentes de trabalho em todos os setores da prefeitura, englobando administração direta e indireta. “Nenhum acidente grave de trabalho foi registrado na atual administração. Adotamos todas as medidas para manter este índice”, afirmou Rudson.

As atividades da Sipat serão realizadas das 14 às 20 horas, no Tênis Clube, e visam abranger todos os funcionários da prefeitura. O presidente da Cipa frisou que durante todo o ano, a comissão interna trabalha a prevenção de acidentes. “Todo serviço da prefeitura que envolve empreiteiras é também de nossa responsabilidade”, informou.

O secretário de Trabalho e Renda, Cláudio Bogado, ressaltou a importância da integração das atividades de trabalho de todo o governo para fomentar a discussão sobre a prevenção de acidentes. “A melhoria da qualidade de vida do trabalhador e de suas condições de trabalho deve ser sempre uma preocupação dos gestores”, disse.

O presidente da Cipa da Unidade de Negócios da Bacia de Campos (UN-BC) da Petrobras, Aureliano Celso de Freitas, destacou que a Petrobras trabalha para ter índice zero de acidente de trabalho. “Tanto a Petrobras como as empresas que prestam serviço devem cumprir requisitos de saúde, meio ambiente e segurança como ponto principal”, observou.

A gerente de Comunicação da UN-BC, Gláucia Terra, ratificou que a estatal tem no SMS fatores primordiais para o cotidiano de produção e exploração de petróleo e gás natural. “A segurança no local de trabalho é prioridade para a Petrobras”, pontuou Gláucia.

Todos os servidores municipais estão convidados a comparecer nas palestras e atividades da Sipat 2006. A Cipa da prefeitura foi criada em 1991 e com a realização da Sipat, atende a Lei 6.514/77.