Preocupada com a saúde da população, a Prefeitura de Macaé, através do Instituto Macaé de Metrologia e Tecnologia (IMMT), realiza análises de águas e efluentes em seu laboratório totalmente estruturado e credenciado pelo Conselho Regional de Química n° PJ - 06347, com o objetivo de garantir a qualidade de vida e saúde da população. Por isso, aproveitando a Semana Internacional da Água o IMMT informa como fazer bom uso do líquido, que já começa a ficar escasso em alguns países.
- A utilização da água deve ser feita com consciência e discernimento para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração da qualidade das reservas atualmente disponíveis, diz o presidente do instituto, Henrique Mendes Carvalho. Ele acrescenta que a população pode ajudar a diminuir o impacto da ação do homem sobre os recursos hídricos, economizando água em suas casas, fechando a torneira ao escovar os dentes e ao lavar a louça, usar balde ao invés de mangueira para lavar o carro, aproveitar a água da lavadora de roupas para limpar a calçada, além de cobrar dos cidadãos uma postura para evitar o desperdício e proteger as fontes de água da contaminação que é dever de todos.
De acordo com Henrique, a qualidade das águas é representada por um conjunto de características de natureza química, física e biológica, geralmente mensuráveis e que devem ser mantidas dentro de certos limites de acordo com Resoluções Conama nº 357/2005, nº 274, nº 344/2004, e Portaria N° 518, do Ministério da Saúde.
- Os ecossistemas aquáticos incorporam, ao longo do tempo, substâncias provenientes de causas naturais, sem nenhuma contribuição humana que podem afetar o comportamento químico da água e seu uso mais relevante. Além das causas naturais, há também as ocasionadas pelas ações antrópicas provenientes de despejos de resíduos líquidos e sólidos que resultam em sérios problemas de qualidade de água, demandando investigações e investimentos para sua recuperação, sendo de extrema importância à análise da água antes de ser consumida, conclui o presidente do IMMT.
Mais informações no IMMT através do telefone (22) 2791-3871 ou pelo e-mail: immt@immt.rj.gov.br.