Ações de conscientização prosseguem nas escolas
A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla prossegue até a próxima sexta-feira (27). As ações de conscientização seguem nas escolas, através de discussões sobre a temática em reuniões dos profissionais e comunidade escolar. A equipe de especialistas da Coordenação de Educação Inclusiva segue na elaboração de materiais informativos sobre as deficiências, transtorno do espectro autista, altas habilidades, além dos transtornos específicos de aprendizagem para envio mensal às escolas. A proposta é promover conscientização e fomentar discussões sobre questões acerca da inclusão.
Com o retorno às atividades presenciais, os profissionais do Atendimento Educacional Especializado (AEE) também voltaram com acompanhamento presencial aos alunos com deficiências, transtornos e altas habilidades/ superdotação em sala de recursos multifuncionais, seguindo os protocolos de segurança e higienização.
De acordo com último levantamento da Secretaria de Educação, a rede municipal conta com 710 alunos com deficiência intelectual e 67 que apresentam deficiência múltipla. A maioria também frequenta o Atendimento Educacional Especializado (AEE) no contraturno, na própria escola, ou em outra escola da rede municipal próxima à sua residência. Para esse atendimento o município conta hoje com 57 salas de recursos multifuncionais.
Durante a suspensão das aulas, os alunos receberam atendimentos por meio de plataformas digitais com chamadas de vídeos, individuais ou em grupos, atividades virtuais ou impressas com orientações aos responsáveis para melhor estimular as aprendizagens.
A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla foi instituída pela Lei nº 13.585/2.017 e visa desenvolvimento de conteúdos para conscientizar a sociedade sobre as necessidades específicas de organização social e de políticas públicas para promover a inclusão social desse segmento populacional e para combater o preconceito e a discriminação. Já a Lei Brasileira da Inclusão, o chamado Estatuto da Pessoa com Deficiência, veio para que essas pessoas tenham seus direitos civis garantidos.