“Economia verde, sustentabilidade e erradicação da pobreza”. Este é o tema principal da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que pretende envolver cerca de 300 alunos das escolas municipais a partir do segundo semestre. Um dos objetivos da semana é disseminar a cultura da ciência e tecnologia para os estudantes do 5º ao 9 º anos de escolaridade através da realização de oficinas. A programação está sendo concluída pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em parceria com a Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Educação.
O evento deve acontecer entre os dias 16 a 18 de outubro, na Cidade Universitária, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30. Todas as pesquisas e trabalhos que serão destacados durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia devem enfocar assuntos como “Água para vida, água para todos”. Segundo a vice-prefeita e secretária de Educação, Marilena Garcia, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia tem a intenção de promover a interação da comunidade e os estudantes da UFRJ.
- É importante apresentar aos estudantes, educadores, pais e responsáveis as atividades de ensino e pesquisa desenvolvidas no campus da UFRJ- Macaé. E a Secretaria de Educação tem se empenhado em parcerias como esta para incentivar e promover ações que servem como objeto de conhecimento no processo ensino-aprendizagem dos alunos da rede municipal. Afinal, a pesquisa científica é uma das melhores formas para que os estudantes se apropriem de conhecimento - ressaltou.
A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia tem como finalidade mobilizar a população em torno de temas e atividades de ciências além de valorizar a criatividade, inovação e espírito investigativo. A intenção da organização do evento não é apenas atrair a participação de alunos, mas de toda a comunidade. Para isso, estão sendo definidas atividades e oficinas de caráter técnico-informativo.
- A proposta é que os alunos da rede municipal façam parte de visitas guiadas com a finalidade de promover interação e dinamismo para a feira. Grupos de até 20 alunos visitantes serão conduzidos por um aluno bolsista de graduação da UFRJ, que passará por um treinamento específico para abordar a sistemática da semana e dos assuntos que serão apresentados. A programação será marcada pelo debate de estratégias e manejos de como pode se preservar e enfrentar possíveis problemas ambientais – finalizou a subsecretária de Educação na Saúde, Cultura e Esporte, Cláudia Márcia Alves.