logo

Seminário discute Tecnologia da Informação para setor de petróleo

18/03/2011 15:08:57 - Jornalista: Catarina Brust

Foto: Luiz Bispo

Objetivo é mostrar como a TI pode ajudar no crescimento do setor de petróleo

Como o mercado da Tecnologia da Informação (TI) desenvolvida no Brasil pode ajudar no crescimento do setor de petróleo e aproximar essa indústria dos consumidores de produtos e serviços. Esses são os objetivos do Macaé Day - Seminário Tecnológico TI para Petróleo que será realizado na próxima terça-feira (22), no Hotel Blue Tree Towers, na praia do Pecado, a partir das 9h.

O Seminário tem apoio da secretaria de Desenvolvimento Econômico, Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico (Fumdec) e subsecretarias de Indústria e Comércio (Semic) e Ciência e Tecnologia, Associação Comercial e Industrial de Macaé (Acim) e Inovarte Projetos e é realizado pela Sociedade Softex, com apoio da MDIC. APEX Brasil, Finep e do Ministério de Ciência e Tecnologia.

O evento visa discutir o estado atual da demanda de TI para o mercado de óleo e gás e das necessidades de infraestrutura da cidade de Macaé, maior pólo de petróleo do país. O mercado de TI se mostra cada vez mais atraente para quem quer investir em inovação. A Petrobras, por exemplo, já divulgou que irá investir R$ 254 bilhões no pré-sal, sendo que R$ 11 bilhões serão direcionados para inovação em Tecnologia da Informação.

- Hoje, Macaé é um mercado altamente atraente para muitos segmentos. A indústria do petróleo oportuniza o crescimento de muitos segmentos, principalmente no setor de serviços e comércio, trazendo o desenvolvimento econômico e social. A Tecnologia da Informação é um desses setores. O pré-sal, mais do que o pós-sal, será operado sob altíssima tecnologia. Visando essas oportunidades que virão, estamos buscando promover o desenvolvimento da indústria de TI em nosso município. Julgo importante todo o poder público participar desse evento -, explica o subsecretário de Indústria e Comércio, Edmilson Gonçalves.

De acordo com o subsecretário, esse é um momento importante também para que os servidores públicos conheçam um pouco mais dessa tecnologia e como ela pode ser eficaz em seus serviços.

- O seminário terá a participação de autoridades e representantes técnicos do setor. Nosso propósito também é o desenvolvimento tecnológico no município, transformando a cidade numa” tecnópolis” para que, num futuro bem próximo, possamos ter um parque tecnológico -, pontua Edmilson Gonçalves.

O objetivo é atrair para Macaé a indústria de tecnologia, investindo em capital intelectual e, consequentemente, gerando um desenvolvimento sustentável, conhecimento e mão de obra especializada.

A Softex, que promove o seminário, é uma Organização da Sociedade Civil para promoção da excelência do software brasileiro criada em 96, com sede em Campinas (SP). O objetivo social é o de executar, promover, fomentar e apoiar atividades de inovação e desenvolvimento científico e tecnológico de geração e transferência de tecnologias e da promoção do capital humano, através da educação, cultura e treinamento apropriados, de natureza técnica e mercadológica em Tecnologia de Software e suas aplicações, com ênfase no mercado externo, visando o desenvolvimento socioeconômico brasileiro, através da inserção do país na economia mundial.

- Devemos ter soluções diversas de Tecnologia da Informação no Brasil, mas não sabemos e não conhecemos quais empresas fazem isso. Temos respostas para quase tudo, mas não sabemos onde ela está. Esse é o objetivo do Seminário: conhecer quais são essas empresas de TI que tem produtos para atender o mercado de petróleo, fazer com que esse mercado se fale e, consequentemente, desenvolver este setor -, explica o coordenador de Portifólios de Soluções Verticais de Petróleo (PSV) da Softex, Álvaro Moreira. O programa tem apoio financeiro do Ministério de Desenvolvimento e Indústria e Comércio e Finep. O objetivo principal do programa governamental é a internacionalização de empresas.

O subsecretário de Ciência e Tecnologia, Roberto de Siqueira Barreto, explica que o debate durante o seminário será focado nas demandas que a cidade necessita para serem buscadas soluções, no que se refere à Tecnologia da Informação.

- Estaremos discutindo as questões e demandas ligadas ao setor e as empresas estarão focadas em apresentar soluções. Macaé ainda necessita ampliar a rede de fibra ótica, aumentando a capacidade para atender também a população em geral -, explica Roberto de Siqueira Barreto.

Na parte da manhã, o Seminário contará com a participação de empresas do setor de TI que farão um panorama da cidade. À tarde, serão apresentadas as necessidades do setor de petróleo e gás quanto a Tecnologia da Informação. O seminário terá a participação da Agência Nacional de Petróleo e da Petrobras UO-BC e de autoridades, representantes técnicos, bem como do empresariado consumidor e produtor de recursos de TI.

As micro e pequenas empresas poderão aproveitar a oportunidade do conteúdo local, já exigido nos contratos, para o desenvolvimento de um cluster (grupo que trabalha com um produto só) de tecnologia em Macaé. “Isso disponibilizaria qualificação profissional e desenvolvimento duradouro pós petróleo e cria um banco de excelência de informação para a área de petróleo e gás, desenvolvendo ainda mais o potencial do conteúdo local”, ressalta o presidente do Fumdec, Francisco Navega.

As inscrições podem ser feitas no site www.macaeday.com.br.