logo

Seminário Socioambiental do Parque Atalaia começa nesta quarta

21/03/2012 05:48:15 - Jornalista: Tathiana Campolina

Foto: Kaná Manhães

Palestras, trilhas, mostra de trabalhos e oficinas movimentarão uma das mais bonitas áreas de conservação de Macaé.

Três dias dedicados aos temas sustentabilidade, biodiversidade e educação ambiental. É assim que acontecerá o I Seminário Socioambiental do Parque Natural Municipal Atalaia, que começa nesta quarta-feira (21), em comemoração ao Dia Mundial da Água, sempre das 9h às 16h, até sexta-feira (23). Palestras, trilhas, apresentação de trabalhos e oficinas movimentarão uma das mais bonitas unidades de conservação do município.

De acordo com o secretário municipal de Ambiente, Maxwell Vaz, os estudantes de ensino médio e universitários da área ambiental foram os que mais fizeram inscrições para o evento. “É importante levar os jovens ao parque, eles terão oportunidade de conhecer o local e ainda agregar conhecimentos de qualidade, já que profissionais gabaritados irão ministrar as palestras. Não tem nada mais oportuno do que falar de sustentabilidade e biodiversidade em uma área de preservação ambiental”, destaca.

As inscrições são limitadas e, agora, há vagas apenas para o segundo dia – 22 de março. “Foi uma surpresa, nós fizemos uma divulgação direcionada às instituições educacionais e, em 15 dias, conseguimos encher dois dias. Isso mostra que as pessoas estão interessadas pelo tema”, ressalta.

Para facilitar o acesso ao evento, a empresa de transporte SIT fez parceria com a Secretaria de Ambiente e um ônibus levará os inscritos até o Parque. O ônibus sairá da Secretaria de Ambiente e retornará para o mesmo local.

Mais comemoração

No Dia Mundial da Água uma expedição ecológica especial acontecerá no Arquipélago de Sant’Anna. Uma equipe da Univeridade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), do Serviço Geológico do Estado do Rio de Janeiro (DRM-RJ) e da Petrobras irá ao arquipélago pesquisar duas lagoas que existem no local e um desmoronamento de terra na Ilha do Francês. A equipe é composta por especialistas no tema e profissionais que estão propondo a criação do Geoparque no Estado do Rio de Janeiro.