logo

Semma integrada no evento artístico cultural do Sana

17/08/2010 15:15:52 - Jornalista: Lourdes Acosta

Foto: LAcosta

Revitalização da Boma do Sana

A secretaria de Meio Ambiente (Semma) estará integrada no terceiro festival de Cultura “Agosto do Sana”, que acontece no próximo final de semana (dias 20, 21 e 22). O evento é realizado pela Prefeitura de Macaé, numa parceria entre a secretaria de Trabalho e Renda, Turismo, Esporte e Lazer, Fundação Macaé de Cultura (FMC) e os artistas do distrito do Sana.

O III festival Agosto do Sana tem como objetivo divulgar as potencialidades turísticas, atrativos naturais e culturais do Sana, apoiando os artistas locais e incentivando a comercialização dos produtos agrícolas e artesanais da região. É esperado um publico de duas mil pessoas, entre moradores e turistas interessados em conhecer a cultura do local por ser uma Área de Proteção Ambiental (APA).

Fazendo parte das inúmeras atrações, a Semma participa com uma mostra denominada “Acervo histórico do movimento ambiental do Sana”, relativa ao período de 1993 a 2010. Trata-se de uma exposição de imagens fotográficas que falam sobre os diversos projetos ambientais de monitoramento turístico, de reflorestamento e recomposição de áreas degradadas e de incentivo aos proprietários particulares à criação de RPPNs.

- São os primeiros documentos que fomentaram as ações ambientais no distrito do Sana. Eles são importantes porque nortearam a criação da Unidade de Conservação e a Base Operacional do Meio Ambiente (Boma) do Sana está inserida nesse contexto disse o secretário executivo do Conselho Gestor da APA do Sana (Sanapa), Márcio Nascimento, explicando que a mostra visa o acesso da comunidade local e visitante à história do movimento ambiental do distrito.

Mostra – O acervo histórico será mostrado no prédio da Base Operacional do Sana, na Trilha do Escorrega (acesso que leva às cachoeiras mais visitadas da serra, no Vale Peito de Pomba) e zona de conservação da vida silvestre, na manhã de sábado (21), de 8 às 12h. Além disso, haverá a apresentação da Trilha sensorial no espaço ervas e temperos e o início da Oficina de ervas medicinais na Taba Pindorama. A mostra conta com o apoio da ONG Pequena Semente e das secretarias municipais envolvidas.

Revitalização da Boma do Sana - De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Maxwell Vaz, a subsecretaria de Turismo já é parceira quando disponibiliza pessoal operacional, que inclui seis monitores de cachoeiras e quatro recepcionistas para a Base Operacional do Sana. Quanto à secretaria de Interior, o secretário destacou sua participação.

- Estamos revitalizando o espaço e o prédio onde funciona a Base Operacional do Sana. Na primeira fase das obras de estruturação que inclui a implantação de cerca protetora, pintura interna, aquisição de equipamentos de escritório e material para ligar o esgoto dos novos banheiros até a rede da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Sana e a secretaria Municipal de Interior é nossa parceira, doando moirões para a cerca e mão de obra para os trabalhos de pintura da fachada do imóvel.