Técnicos da secretaria de Meio Ambiente (Semma), com o auxílio da Defesa Civil, realizaram, na última semana, uma intervenção na barragem do Canal Extravasor da Lagoa Imboassica, localizado na Praia das Pedrinhas.
De acordo com o secretário Maxwell Vaz, foi feito uma grande limpeza na barragem do canal, com máquina retroescavadeira e a retirada de inúmeras manilhas que estavam entupidas, deixando o extravasor livre para o escoamento da água.
- O manejo ambiental na Lagoa Imboassica é necessário e sempre que o nível da água comprometa a drenagem dos bairros vizinhos fica imprescindível o rebaixamento da lamina d’água. Adotamos essa prática de controlar o nível da lagoa através do canal extravasor, respaldados pelo Comitê de Bacia Hidrográfica e pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea).
Ele informou que a ação é tão bem sucedida que só neste ano evitou que fossem feitas três aberturas indiscriminadas da barra da lagoa. “O resultado é positivo e comemorado pelos pescadores com o aumento de piscosidade. Também os pássaros voltaram ao seu habitat natural e, com o aumento da água, dezenas de ilhas de taboas que estabeleciam o aumento da eutrofização se desprenderam”, disse.
Ilhas flutuantes – Ainda neste ano, a secretaria de Meio Ambiente prevê a retirada do excesso das ilhas flutuantes de taboas de espécie invasora (diferente da taboa nativa) que se enraizaram em vários locais dentro da lagoa diminuindo o espaço da lâmina d’água. “Essas ilhas remediam o estágio de eutrofização da lagoa” (fenômeno causado pelo excesso de nutrientes num corpo d água, levando à proliferação excessiva de algas, que ao entrarem em decomposição elevam o aumento do número de microorganismos e a consequente deterioração da qualidade da água).
Segundo Vaz, a Semma só está esperando a autorização do Inea para retirar o excesso das ilhas de taboas. Quando isso acontecer as taboas serão transportadas para a Subsecretaria de Agricultura para o projeto de compostagem - uma técnica aplicada para controlar a decomposição de materiais orgânicos, com a finalidade de obter, no menor tempo possível, um material estável, rico em húmus e nutrientes minerais que já estão sendo utilizados como adubo nos plantios.
- Sempre que o nível e a qualidade da água comprometerem o ambiente, a Semma intervirá. A despoluição total da Lagoa Imboassica é uma questão determinante na gestão do prefeito Riverton Mussi que está empenhado junto a Esane e à secretaria de Obras para o saneamento total no entorno da lagoa - assegurou.