logo

Semma prepara aniversário de 15 anos da lei que criou o Parque Atalaia

20/04/2010 17:19:04 - Jornalista: Lourdes Acosta

Foto: Robson Maia

O evento será no dia 27 deste mês no próprio Parque Atalaia

A Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) está organizando um evento comemorativo dos 15 anos da lei que criou o Parque Municipal Fazenda Atalaia, inaugurado com as atuais instalações físicas no ano de 2006. O evento será no dia 27 deste mês no próprio Parque Atalaia. Em parceria com a Secretaria de Interior, a Semma está melhorando o acesso ao parque.

O secretário de Meio Ambiente, Maxwell Vaz, informou que a Semma está ultimando os preparativos que irão celebrar os 15 anos da lei de criação do parque de modo que os convidados possam deslumbrar suas belezas naturais, vegetação, córregos, cachoeiras, pássaros e borboletas.

- O parque, por suas características, que conservam a biodiversidade de Mata Atlântica (fauna e flora) é considerado pelo Sistema Nacional de Unidades de Conservação (Snuc) como uma Unidade de Conservação (UC) de proteção integral (lei 9.985/85). Assim sendo, elaboramos uma programação de aniversário que inclui a inauguração e visitação à Trilha Interpretativa e um momento cultural em homenagem à natureza – garantiu.

Melhoria do acesso – Num trabalho de parceria com a Secretaria de Interior, a Semma está tomando uma série de medidas para facilitar o ingresso do público ao parque. Uma delas é a melhoria do acesso. Homens e máquinas da Secretaria do Interior já estão recuperando a estrada que liga o portal do Parque Atalaia até a RJ-162, estrada da Areia Branca a Bicuda. Os secretários Maxwell Vaz e Delorme Ramos acompanharam de perto o serviço que visa garantir conforto e segurança aos visitantes.

O Parque – O Parque Natural Municipal Fazenda do Atalaia foi criado legalmente em 27 de abril de 1995 e inaugurado no dia 22 de julho de 2006 na primeira gestão do governo Riverton Mussi, nos perímetros dos distritos de Cachoeiros de Macaé e Córrego do Ouro.

Localizado a 26,75 km da sede do município de Macaé, o parque possui na sua área de 235,2 hectares, flora e fauna remanescente de Mata Atlântica e é dotado de atrativos naturais como rios, cachoeiras, piscinas naturais, paisagens e vistas panorâmicas, fauna e flora, entre outros.

Segundo o professor Ismar Valadão, a história conta também que o local foi criado em terras compradas pelo município de Macaé no ano de 1895, na “Fazenda Atalaya”, com o objetivo de proteger mananciais de água para abastecimento da cidade de Macaé. O parque é drenado pelo córrego Atalaia, curso d’água integrante do sistema fluvial da bacia hidrográfica do Rio Macaé.

- Durante mais de 100 anos, o parque através do córrego Atalaia, situado numa área denominada Serra da Boa Vista forneceu mais de 200 litros diários d’água de excelente qualidade, existente no manancial, volume este suficiente para abastecer o dobro da população existente em Macaé daquela época – contou.

A estrutura física – Atualmente, a estrutura física do Parque Atalaia é composta de um centro administrativo, restaurante, centro de convivência, torre de observação, centro de recuperação de animais silvestres construídos através de verba compensatória da instalação da Usina Termoelétrica Termo Macaé, e posteriormente com recursos municipais nos anos de 2005 e 2006. Hoje, o local é uma referência regional para universidades realizarem pesquisa na área, gerando informações que serão compartilhadas em tempo real com a rede de ensino.