Semtre reúne jovens da região serrana para capacitá-los como agentes ambientais

12/01/2007 18:00:43 - Jornalista: Alexandre Bordalo

O distrito de Glicério recebeu jovens do Programa Macaé de Primeiro Emprego (PMPE) – Projeto Juventude Cidadã da região serrana (Sana, Bicuda, Córrego do Ouro e Frade), nesta sexta-feira (12). O objetivo do encontro foi a capacitação como agentes ambientais. A secretaria municipal de Trabalho e Renda (Semtre) foi a promotora e idealizadora do projeto.

Assuntos referentes ao caramujo africano e à preservação das matas ciliares foram alguns dos temas abordados durante o encontro. A secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) participou das atividades, promovendo palestras com biólogos e engenheiros florestais, a fim de que os jovens sejam agentes ambientais voluntários.

Também foi meta do encontro sensibilizar os jovens, com idades entre 16 e 24 anos, sobre as questões ambientais do município, capacitando-os a apoiar projetos ecológicos em desenvolvimento. Foi apresentado ao grupo um rápido diagnóstico ambiental do município.

Os jovens foram incentivados a multiplicar conhecimentos em busca da qualidade de vida. Além disso, receberam orientações em relação ao lixo doméstico, adquirindo consciência em termos ecológicos.

Segundo a coordenadora do PMPE, Dilma Negreiros, o encontro em Glicério também teve a finalidade de integrar o programa nas atividades voltadas ao meio ambiente, promovendo o envolvimento da juventude em relação ao combate de pragas, como o caramujo africano, além de disseminar informações sobre o ecossistema da Mata Atlântica.

- Outro ponto tratado foi a busca de estratégias para recuperar trecho de mata ciliar da Bacia Hidrográfica do Rio São Pedro, disse Dilma. " Bacia hidrográfica, degradação ambiental, resíduos sólidos, qualidade de vida, caramujo africano, voluntariado e Mata Atlântica foram palavras estratégicas para o desenvolvimento e a conscientização dos jovens durante o evento", contou a coordenadora.