logo

Sentrinho recebe doação de 200 exemplares do livro Parque Atalaia

10/10/2011 15:56:05 - Jornalista: Catarina Brust

Foto: Bruno Campos

Venda dos livros será revertida para atender os alunos da instituição

A Sociedade de Ensino e Terapia Macaense – Escola Sentrinho – recebeu nesta segunda-feira (10), a doação de 200 exemplares do livro “Parque Atalaia”, dos fotógrafos macaenses Romulo Campos e Claudia Barreto, lançado em julho. O objetivo é angariar recursos para o trabalho social desenvolvido pela escola, que atende a 186 alunos, de 3 a 56 anos, com algum tipo de deficiência. O fotógrafo Romulo Campos e o empresário Cliton da Silva Santos, da gráfica Silva Santos, fizeram o repasse das doações.

- Essa parceria é muito importante para nós continuarmos desenvolvendo esse trabalho, pedagógico, cultural e de inclusão social. O Sentrinho é uma escola especial que atende alunos com deficiência. Dos 186 alunos, apenas nove tem condições de contribuir com uma mensalidade, por isso, as parcerias com a Prefeitura de Macaé e empresas, como a Odebrecht, e agora com as doações desses 200 exemplares do livro de Romulo Campos e Claudia Barreto, que tem apoio da gráfica Silva Santos, nos garantem mais recursos para atendermos todos nossos alunos – explicou a diretora-presidente da instituição, a historiadora Rita de Fátima Manhães.

Os alunos de três a 13 anos estudam na parte da manhã e, os jovens e adultos, no período da tarde. O Sentrinho possui 25 funcionários e atende os deficientes com atividades educacionais, corporais, piscina, capoeira, atividades esportivas, entre outros. “Com 22 anos de fundação, já conseguimos encaminhar 500 alunos ao ensino regular e alguns para a escola técnica e faculdade”, comemora a diretora-presidente do Sentrinho.

O fotógrafo Romulo Campos lembra que a entrega dos 200 exemplares do livro “Parque Atalaia” é mais uma etapa da parceria com a Gráfica Silva Santos. “Com isso, conseguimos atingir duas vertentes: a da responsabilidade social e do meio ambiente e esperamos que essa ação se reverta em venda para o desenvolvimento deste belíssimo trabalho que é realizado pelo Sentrinho”, ressalta o fotógrafo e também coordenador da Câmara Permanente de Gestão (CPG) da prefeitura.

A proposta do Sentrinho surgiu para atender o desejo de mães de crianças com deficiência que buscavam um espaço de educação inclusiva para seus filhos. A primeira escola foi instalada nas dependências da casa da diretora-presidente da instituição, a historiadora Rita de Fátima Manhães.

Em 1991, a escola passou a ser atendida pelo Programa Avançado de Assistência e Tratamento a Pessoas Especiais – PATE – da Petrobras, o que garantiu, entre outras coisas, o financiamento da construção da sede própria da instituição em terreno cedido pela prefeitura de Macaé, no Sol Y Mar. O Sentrinho funciona na Av. Evaldo Costa, 475, tel.: 2762-9647, das 8h às 17h30m.

- O livro “Parque Atalaia” é um projeto desenvolvido pela gráfica Silva Santos e os fotógrafos Romulo Campos e Cláudia Barreto. O Sentrinho é uma instituição que merece todo apoio da comunidade macaense, pois trata de uma forma especial, pessoas especiais. E é muito gratificante para nós podermos ajudar essa escola que atende tão bem essas crianças, jovens e adultos – vindos de diversas partes do município, da serra (10 alunos) e da periferia, como o Lagomar. Isso desperta a vontade de estar colaborando com essa instituição – disse o empresário Cliton da Silva Santos, da Gráfica Silva Santos.

Quem quiser ajudar o Sentrinho, comprando o livro “Parque Atalaia”, pode adquirir um exemplar por R$ 35, na própria instituição.

O livro

Lançado em julho, o livro "Parque Atalaia, do casal de fotógrafos macaenses Romulo Campos e Claudia Barreto, possui 148 páginas e capa dura e é o resultado de mais de cinco anos dedicados a documentar um dos mais importantes parques municipais da região, que ainda abriga significativos exemplares da flora e fauna.

O livro conta com vários colaboradores, além de pesquisa realizada pelas historiadoras Gisele Muniz e Conceição Franco, que descrevem os bastidores da chegada do sistema de abastecimento e distribuição de água a Macaé. O livro conta com o apoio da Gráfica Silva Santos.

Com o livro Parque Natural Municipal Fazenda Atalaia, os fotógrafos Claudia Barreto e Romulo Campos resgatam em visualizações detalhistas o ambiente natural do Parque Atalaia, e mostram a identidade visual, as espécies nativas, mas sobretudo, o respeito a cada espécie fotografada, passando para o leitor a importância da bioconservação de ecossistemas terrestres e a interação entre os elementos da natureza. Com foco na vida e na preservação dela.