Foto: Renato Carvalho/Assessoria do Serra Macaense
De forma dramática o Serra Macaense conquistou a vaga para a fase decisiva da competição
Foi de forma dramática, mas o Serra Macaense conseguiu sua vaga para a próxima fase da Série B do Campeonato Carioca. O placar de 0 x 0 com o Artsul, na tarde desta quarta-feira (2), no Estádio Cláudio Moacyr de Azevedo, o "Moacyrzão", em Macaé, fez com que a equipe terminasse empatada com o América em 3,00 no índice técnico. Porém, no saldo de gols, o time macaense levou a melhor e está garantido entre as 12 equipes que tentarão o acesso para a primeira divisão em 2013.
O jogo - Uma partida morna no primeiro tempo. Foi o que se viu entre as duas equipes em Macaé. O primeiro lance de perigo só veio aos 21 minutos em cabeçada do zagueiro Rodrigo, que a zaga do time visitante afastou. O primeiro chute do Artsul só aconteceu aos 25 em cobrança de falta de Cayo. A bola passou longe da meta do goleiro Anderson.
Jogando apenas para cumprir tabela, o Artsul tocava a bola para gastar o tempo. Aos 37, em jogada de contra-ataque, o atacante Naldo invadiu a área, mas foi prensado pela zaga na hora do chute. No último lance de perigo da primeira etapa: o lateral Índio fez grande jogada pela direita e cruzou, no rebote o atacante Anderson chutou, mas a bola foi por cima do travessão.
Na segunda etapa, o técnico Valdo já voltou com uma alteração na equipe: o volante William no lugar do zagueiro Negueti. A equipe veio mais agressiva e aos 16 minutos quase abriu o marcador em rápido contra-ataque, mas na finalização do atacante Cleiton, a zaga visitante afastou a bola quase em cima da linha de gol. Três minutos depois, o mesmo Cleiton perdeu uma chance incrível dentro da pequena área, após receber passe de Manga.
O banco de reservas macaense se revezava em assistir a partida e ao mesmo tempo, de olho no placar eletrônico em busca dos outros resultados da rodada. Buscando dar maior ofensividade à equipe, o técnico Valdo colocou o atacante João no lugar do meia Paulo. A equipe então passou a encurralar o Artsul em seu campo de defesa.
Aos 40, Felipe Cabral cobrou falta e a bola explodiu no travessão. Aos 43, Manga cabeceou do bico da pequena área e o goleiro Rafael fez defesa milagrosa. Apesar do empate em 0 a 0, o time macaense alcançou a classificação, beneficiado pelos outros resultados da rodada.
Nesta quinta-feira (dia 3 de maio) a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ) vai divulgar a tabela completa do Grupo C, a fase decisiva da competição. Pelo regulamento, as 12 equipes vão se enfrentar em turno e returno. Os dois primeiros colocados sobem para a Série A, a elite do futebol carioca, no ano que vem.
Como fica a próxima fase - Quissamã, Ceres, Artsul e Tigres (Grupo A); e Audax, Sampaio Corrêa e São João da Barra (Grupo B) já estavam garantidos. Hoje também asseguraram vaga o Barra Mansa, Goytacaz e Portuguesa, que chegaram entre os cinco classificados em suas chaves. Além de Serra Macaense e Rio Branco, que avançaram pelo índice técnico.
Já Mesquita, Angra dos Reis, Juventus, São Cristóvão, Carapebus e Imperial vão disputar o Grupo X, chamado de "Grupo da Morte", que vai definir os três rebaixados para a Série C, a Terceira Divisão.
Resultados da última rodada da Primeira Fase:
Grupo A
11ª Rodada - Quarta-feira (2 de maio)
Barra Mansa 7x1 Rio Branco
Serra Macaense 0x0 Artsul
Mesquita 2x1 Quissamã
Carapebus 0x3 São Cristóvão - O São Cristóvão vai vencer por WxO (3x0)
Tigres 3x0 Teresópolis - O Tigres vai vencer por WxO (3x0)
Folga: Ceres
Grupo B
9ª Rodada - Quarta-feira (2 de maio)
Audax 0x2 Goytacaz
Imperial 0x3 Cabofriense
Angra dos Reis 0x0 Portuguesa
América 4x3 São João da Barra
Sampaio Correa 4x2 Juventus
Confira um balanço da Série B:
Classificação do Grupo A:
1º) Quissamã - 47 pontos
2º) Ceres - 37 pontos
3º) Barra Mansa - 35 pontos
4º) Tigres - 34 pontos
5º) Artsul - 34 pontos
6º) Rio Branco - 31 pontos
7º) Serra Macaense - 29 pontos
8º) Mesquita - 26 pontos
9º) São Cristóvão - 18 pontos
10º) Carapebus - 15 pontos
11º) Teresópolis - 0 ponto
Classificação do Grupo B:
1º) Sampaio Correa - 31 pontos
2º) Goytacaz - 29 pontos
3º) Audax - 29 pontos
4º) São João da Barra - 29 pontos
5º) Portuguesa - 28 pontos
6º) Angra dos Reis - 26 pontos
7º) América - 24 pontos
8º) Cabofriense - 24 pontos
9º) Juventus - 16 pontos
10º) Imperial - 11 pontos