Foto: Ana Chaffin
Encontro discute ações de choque de ordem na serra
O sucesso da primeira "Operação Verão" na região serrana de Macaé foi destacado na reunião de avaliação nesta quarta-feira (22). O encontro, que aconteceu na Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade, reuniu representantes de diversos órgãos da prefeitura. O objetivo foi discutir a continuidade da ação, com a proposta de choque de ordem em pontos estratégicos, como o portal do Sana e Ponte das Neves, local de acesso para as cachoeiras do Frade, Glicério, Ciriaca, Duas Barras, Bicuda Grande e Bicuda Pequena.
A operação, que conta com 40 profissionais, tem rondas ostensivas nas cachoeiras, orientações aos visitantes quanto aos espaços específicos para estacionamento de veículos, churrasco e descarte de lixo, fiscalização de ônibus de turismo e de comércio ambulante não cadastrado, além de um trabalho de educação ambiental e sustentabilidade. A operação acontecerá por todos os finais de semana e feriados, até março de 2018, a partir das 9h, seguindo determinações e orientações de portarias do Ministério do Turismo e Lei da Política Nacional do Turismo.
Os trabalhos são uma ação integrada entre as Secretarias de Ambiente e Sustentabilidade; Mobilidade Urbana; Ordem Pública; Saúde; Segurança, Turismo, Interior, Defesa Civil e Comunicação; Coordenadoria Geral de Atividades Econômicas e Posturas.
Durante a operação, foram abordados cerca de 250 veículos entre carros, motos, vans, caminhões e ônibus. Os automóveis com documentos atrasados e motoristas sem Carteira Nacional de Habilitação (CNH) foram multados. "A ideia é unir forças para promover a segurança dos visitantes e, também, conscientizar a população sobre o uso adequado dos recursos naturais", destacou o secretário de Ambiente, Gerson Martins.
Cachoeiras
Para que seja autorizado o acesso e a circulação de veículos de turismo na região serrana de Macaé, a pessoa (física ou jurídica) deverá ter seus serviços turísticos cadastrados no Sistema Cadastur do Ministério do Turismo. É determinada a presença de Guia de Turismo Local/Regional do Rio de Janeiro em excursões realizadas no município de Macaé, também com cadastro dos prestadores de serviços turísticos (Cadastur). A documentação do veículo e do condutor devem estar em dia e o transporte deve conter o selo do Cadastur em suas laterais.