A Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia, e Inovação realizou a palestra "Inteligência Artificial na Administração Pública: desafios, governança e oportunidades para municípios inteligentes", voltada aos servidores públicos municipais de Macaé, na tarde desta quarta-feira (16), no auditório Cláudio Ulpiano, da Cidade Universitária.
A palestra foi ministrada pela advogada e mestre em direito público pela Universidade de Aix-Marseille (França), Mayra Lima Custodio. "Não há uma definição única para Inteligência Artificial. Basicamente são máquinas performando tarefas que normalmente necessitam da inteligência humana. É uma área da ciência da computação em que a tecnologia resolve problemas, executa tarefas e cria conteúdo", disse Mayra.
A capacitação foi dividida em quatro partes: "IA: conceito, histórico, regulação, tipos, desafios e oportunidades"; "IA na Administração Pública e Smart Cities"; "Cuidados, boas práticas e aspectos críticos"; e "Workshop prático: mão na massa aplicando IA na Administração Pública".
"O principal objetivo da palestra foi aproximar o público interno do tema abordado, fomentando reflexões sobre sua aplicabilidade prática nas rotinas de trabalho e incentivando o uso consciente e eficiente da tecnologia na administração pública. Estamos analisando a possibilidade de promover novas palestras futuramente, de modo a aprofundar a discussão", salientou o Secretário Municipal de Ciência, Tecnologia, e Inovação, Vinicius Pessanha.