Foto: Flávio Sardou
Objetivo do curso é habilitar os técnicos em análise de parâmetros químicos das águas
Servidores da prefeitura e técnicos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) participam, desde quarta-feira (23), de um curso de capacitação no Instituto Macaé de Metrologia (IMMT). A finalidade é habilitar os técnicos em análise de parâmetros químicos das águas do município. O curso está previsto para terminar nesta sexta-feira (25).
De acordo com informações do chefe de Divisão da Vigilância Sanitária, o engenheiro Denilson Neto, a capacitação conta com a participação de biólogos que atuam no setor e as informações técnicas que são apresentadas pelo engenheiro químico da Rede de Tecnologia do Rio de Janeiro (Redtec-RJ), Paulo Lima Machado. A meta visa que os servidores possam aperfeiçoar seus conhecimentos no controle de água no município.
O engenheiro explica que, atualmente, a Vigilância Sanitária do município atua na qualidade da água e fiscaliza a Companhia Estadual de Água e Esgoto (Cedae), Empresa Pública de Saneamento (Esane) e as redes de distribuição (poços artesianos).
- Todo material colhido é encaminhado para o Laboratório Central Noel Nutels, no entanto, com a parceria firmada com o IMMT, essa análise poderá ser ampliada, pois, atualmente, enviamos 40 amostras por mês - ressaltou o chefe de Divisão da Vigilância Sanitária.
Para a bióloga que atua na Vigilância Sanitária, Marina Goulrt, a capacitação possibilita aos técnicos aperfeiçoarem os seus conhecimento e também a troca de informações.
O presidente do Instituto Macaé de Metrologia, Eduardo Neiva, disse que a parceria com as secretarias de Educação e de Saúde, por meio da Vigilância Sanitária, e ainda com a Rede de Tecnologia do Rio de Janeiro, tem como objetivo principal capacitar recursos humanos nas áreas tecnológicas de saúde, no controle de qualidade das águas, principalmente as que são utilizadas nas unidades de saúde e educação.
- Essa ação partiu de um requerimento aprovado pela Câmara Municipal de Vereadores. Após a realização desse curso de capacitação, vamos implantar o Programa de Qualidade de Água nas unidades de Saúde Pública - conclui.