Foto: Rui Porto Filho
Capacitação aconteceu nesse sexta-feira (10) na Funemac
A qualidade da água ingerida nos estabelecimentos públicos é uma preocupação da gestão municipal. A prefeitura promoveu, por meio da Agência Municipal de Vigilância Sanitária, a "Capacitação em Limpeza e Desinfecção de Reservatórios", oferecida aos servidores ligados diretamente com a manutenção dos locais de armazenamento.
Na manhã desta sexta-feira (10), foi aplicada a parte teórica, onde os participantes conheceram noções básicas sobre qualidade da água de consumo humano, produtos a base de cloro, biossegurança na manipulação de produtos clorados, métodos de limpeza e desinfecção de reservatórios e segurança sanitária, além da manutenção dos recipientes. Durante a tarde, os profissionais aprenderam com a prática, executando a limpeza dos reservatórios da Fundação Educacional de Macaé (Funemac).
O diretor de saneamento Denílson Joaquim, destaca a importância da população também realizar a limpeza nas residências. “Não adianta a água chegar com qualidade se os reservatórios estiverem sujos. Para manter a qualidade da água e evitar contaminações, é necessário que os reservatórios estejam com pelo menos 10 centímetros de elevação, tapados, e que sejam limpos a cada seis meses”, afirma.
Durante o evento, o engenheiro sanitarista Luiz Gomes orientou sobre as etapas de limpeza dos reservatórios: esvaziar o espaço e deixar apenas um pouco de água; utilizar panos e escova para limpeza; após o termino, retirar o restante da água; encher a caixa e acrescentar um litro de água sanitária para cada 1000 litros de água; tampar o recipiente para evitar a entrada de pequenos animais ou insetos.
A bióloga sanitarista Marina Gouarte reforça que o processo de limpeza de estabelecimentos comerciais é diferente dos residenciais. “Vale lembrar que a limpeza de reservatórios de imóveis comerciais devem ser feitas por empresas credenciadas pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) para garantir a segurança do consumidor”, frisa.
A capacitação destacou, ainda, que a água precisa ser armazenada adequadamente para que esteja apropriada para consumo humano, tendo que apresentar um padrão de potabilidade. A realização periódica de limpeza e desinfecção dos recipientes reservatórios é fundamental para assegurar o uso.