Foto: Rui Porto Filho
Evento foi destinado a profissionais de saúde, educação, estudantes e público em geral
Profissionais de saúde, estudantes do Instituto Politécnico de Ensino e público em geral assistiram nesta quarta-feira (19) à palestra sobre a prevenção ao suicídio, no pátio do pronto-socorro do Aeroporto. O evento faz parte da programação do Setembro Amarelo e o tema foi ministrado pela coordenadora de Saúde Mental do município, Deborah Casarsa e pela psiquiatra Lana Maria Pereira.
A coordenadora Deborah Casarsa diz que o índice de suicídios no país é alarmante. "Segundo a Organização Mundial de Saúde, por dia são registradas 32 mortes por suicídio no Brasil. Essas pessoas não querem chamar a atenção, precisam de ajuda e menos julgamento", ressaltou.
Ela acrescentou ainda que caso a pessoa apresente algum sinal como isolamento social, descuido da imagem, mudança de humor e perda de peso, o familiar deverá ficar atento. "Noventa por cento dos suicídios estão relacionados a pessoas que possuem doenças de transtorno mental, principalmente o bipolar, de personalidade, dependência de álcool e drogas, depressão e esquizofrenia. Esses casos acontecem mais na adolescência e também na terceira idade, atingindo mais pessoas do sexo masculino", informou.
A médica destacou que quando a pessoa apresentar algum desses comportamentos, deverá procurar ajuda de um profissional de saúde especializado e o suporte dos familiares e amigos é fundamental.
Serviço
A Prefeitura de Macaé disponibiliza profissionais para atuação em casos de transtorno e depressão nas unidades:
Núcleo de Saúde Mental
Rua das Laranjeiras, s/n, Imbetiba
Telefone: 2759-9410
Caps AD
Rua Tiradentes, 240, Imbetiba
Telefone: 2796-1295
Caps Betinho
Rua Compositor Benedito Lacerda, 212, Imbetiba
Telefone: 2796-1374
Capsi (Atendimento Infantil)
Rua Francisco Portela, 239, Centro
Telefone:: 2796-1352
Pronto-Socorro do Aeroporto
Rua Curuncango, s/n, Parque Aeroporto.