Foto: Divulgação
As discussões visam à inclusão das proposições do magistério municipal no documento
Seguindo o cronograma de encontros por setores administrativos para a realização de ajustes no texto do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos do Magistério Municipal (PCCV), representantes de escolas que compõem os setores Verde, Marrom e Vinho realizaram reuniões nesta quarta-feira (29) e quinta-feira (30). As discussões, que visam à inclusão das proposições do magistério municipal no documento, aconteceram no Colégio Municipal Aroeira e no Ciep 058 Municipalizado Oscar Cordeiro, no Parque Aeroporto, respectivamente.
Durante o encontro, que contou com a presença do secretário de Educação, Guto Garcia, os educadores, além de tirar dúvidas, puderam apresentar sugestões de mudança, acréscimo e supressão no texto do PCCV, para que assim possam contribuir na composição do documento definitivo que será enviado para a comissão do Plano:
- São aproximadamente 4.600 professores na rede municipal de ensino e nosso objetivo é que o PCCV seja construído da forma mais democrática possível. Da forma como estamos conduzindo os encontros, podemos ouvir as proposições de todos os representantes para que eles possam nos ajudar a melhorar o Plano de Cargos e Salários. Todos os encaminhamentos deles são de grande contribuição - disse o secretário.
Além dos Setores Verde, Marrom e Vinho, as reuniões já foram realizadas nos setores Azul, Amarelo e Vermelho. Os documentos obtidos nos nove pólos se juntarão ao produzido na Plenária Ampliada do Fórum Permanente de Educação e na reunião na Semed, além de outros dois decorrentes de reuniões com profissionais da Educação Especial e do Cemeaes. Nos próximos meses estes documentos serão consolidados junto à Comissão do PCCV para que em outubro, mês do professor, o plano esteja aprovado a fim de que seja encaminhado à votação na Câmara de Vereadores e possa vigorar a partir de 2012.
- A realização do fórum e dos encontros por pólos servem como instâncias a mais para se discutir o PCCV e cumprir o desejo da Secretaria de Educação de construir o melhor Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos do Magistério do estado. Por isso, apesar de termos um tempo reduzido para cumprir os prazos para a conclusão das reuniões, tudo está sendo feito através de um processo democrático – disse o coordenador do PCCV Sol Grey.
Para a diretora da Escola Estadual Municipalizada de Educação Infantil Professora Maria Magdala Agostinho Cipriani, Érika do Carmo de Souza, o processo de elaboração com a participação dos educadores é fundamental: “Para nós é uma conquista estar participando desse processo, pois, inclusive, demonstra o valor que a Prefeitura Municipal nos dá. Esperamos que as sugestões que estamos propondo possam ser colocadas em prática”, disse.
O cronograma das reuniões do PCCV segue no mês de julho, quando os coordenadores estarão na região serrana. No dia 1º acontecem as discussões do Setor Bege, no Colégio Municipal Joaquim Augusto Borges, no distrito de Cachoeiros de Macaé; dia 6, as do Laranja, no Colégio Estadual Municipalizado Carolina Curvello Benjamin, no Trapiche; e dia 7 as do Cinza, no Colégio Municipal do Sana. Todas essas reuniões estão marcadas para as 14h. No dia 8, às 9h, a discussão será na sede da Secretaria Municipal de Educação (Semed).