Setores da Saúde de Macaé aprimoram serviços de forma mais acolhedora

24/05/2022 14:50:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Divulgação

Na reunião, foram traçadas algumas metas que incluem treinamento da equipe

Equipe técnica de diversos setores da Secretaria de Saúde de Macaé se reuniram, recentemente, para aprimoramento do fluxo de atendimento dos casos de violência, acidente de trabalho com material biológico e exposição sexual.

Segundo a coordenadora do Programa IST/Aids, Sandra Barcelos, durante o período mais crítico da pandemia de Covid-19, houve a necessidade de adequações na rede de atendimento do município. "A nossa porta de entrada para este tipo de atendimento era o Hospital Irmãs do Horto e algumas unidades de ponta para sequência do tratamento, mas teve que ser interrompido. Neste momento, estamos aprimorando esse serviço, para que ocorra de forma mais humanizada e acolhedora", frisou.

Durante a reunião, que contou, ainda, com a presença de representantes da direção técnica do Hospital Público Municipal (HPM), coordenações de Enfermagem, Psicologia e Serviço Social do HPM e Área Técnica de Prevenção à Violência, coordenação de farmácia do Programa IST/Aids, foram traçadas algumas metas que incluem treinamento da equipe, implementação de ambiente específico para atendimento, acompanhamento dos casos, entre outros.

Sandra contou que a direção do HPM propôs disponibilizar uma sala específica para receber a pessoa exposta, também será feito um aperfeiçoamento da equipe multidisciplinar para acolher e orientar o usuário onde ele deverá se dirigir para fazer o acompanhamento pós trauma. "Iremos realizar, no mês de agosto, um treinamento para a equipe médica, tendo como temática o Protocolo Clínico de Diretrizes Terapêuticas da Profilaxia Pós Exposição (PCDT PEP). Acreditamos que com todo esse aparato o tempo de atendimento será reduzido significativamente e o usuário consiga concluir o tratamento conforme o protocolo", pontuou.


Fotos Relacionadas