Foto: Divulgação
Duas fiscais da secretaria de Ambiente notificaram todas as lojas do estabelecimento
O Shopping da Praia dos Cavaleiros pode ser interditado a qualquer momento devido à poluição ambiental causada pelo esgoto que está transbordando da sua fossa e caindo direto na rede de água pluvial, chegando à praia.
De acordo com o secretário de Ambiente de Macaé, Maxwell Vaz, a administração do shopping já foi notificada quatro vezes este ano e também duas multas já foram entregues ao administrador, uma no valor de dez mil URM`s (Cerca de R$ 23 mil) e a segunda em andamento, no valor de 100 URM`s por dia (cerca de R$ 230). Esta multa corre desde o dia 10 de agosto e só termina quando o problema for solucionado.
“Como podemos verificar, nenhuma exigência foi cumprida e a nossa próxima ação será interditar o local, caso o problema não seja solucionado. A primeira notificação deste estabelecimento aconteceu em março, eles tiveram oito meses para se adequarem, não podemos continuar deixando o esgoto vazar na praia do jeito que está, ainda mais que estamos entrando no período do
verão e a praia fica movimentada”, afirmou o secretário.
No fim da tarde de sexta-feira (18), duas fiscais da secretaria de Ambiente notificaram todas as lojas do estabelecimento, informando sobre o assunto. “Nosso objetivo é mostrar aos lojistas a atual situação do local, a fim de que eles tenham ciência de que todo o condomínio poderá ser interditado, uma vez que a administração não cumpriu com as determinações exigidas”, esclareceu.
A ação da interdição está prevista para a próxima semana e será liderada pela Secretaria de Ambiente, com o apoio da Guarda Municipal Ambiental, secretaria de Posturas e Vigilância Sanitária. Se interditado, o estabelecimento só volta a funcionar após todo o problema do esgoto sanitário solucionado.