
Foto: Ana Chafin
Além de simplificar a prestação de contas e a aplicação dos recursos, sempre com foco em garantir melhores condições de ensino e aprendizado na educação pública.
O segundo Simpósio de Gestão Democrática – Caminhos Compartilhantes prosseguiu no Auditório Claudio Ulpiano, na Cidade Universitária, em Macaé, nesta quinta-feira (13). O evento contou com apoio da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, e teve como objetivo orientar gestores escolares para ampliar a adesão ao Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), além de simplificar a prestação de contas e a aplicação dos recursos, sempre com foco em garantir melhores condições de ensino e aprendizado na educação pública.
O evento foi realizado pelo Centro Colaborador de Apoio ao Monitoramento e à Gestão de Programas Educacionais da Região Sudeste (Cecampe Sudeste), fruto da parceria entre a Universidade Federal de Uberlândia em Minas Gerais (UFU-MG) e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Em Macaé foi realizado através da Superintendência de Gestão Democrática da Secretaria de Educação e começou na quarta (12).
A abertura do segundo dia foi marcada por apresentação cultural da corporação musical Jamil Andrade Dias, da Escola Generino Teotônio de Luna, do Bairro Virgem Santa, integrante do projeto de Bandas Escolares, sob regência de Luis Carlos (Cacalo) e Jorge dos Santos. A banda dos alunos emocionou o público ao executar de forma orquestrada o hino de Macaé e uma canção natalina, reforçando o caráter democrático e comunitário do simpósio.
A UFU apresentou a rede oficial do Cecampe, denominada Espia Só, que reúne informações sobre o simpósio e outras atividades como cursos, oficinas e palestras. Durante o encontro, os participantes puderam contar com assistência técnica para aprofundar conhecimentos e esclarecer dúvidas. Entre as atividades, mesas dialogadas, oficinas, palestras e outras.
O auditório esteve lotado nos dois dias de programação, e todos os participantes receberão certificado emitido pela UFU. A mesa solene foi composta pelo secretário de Educação Básica de Macaé, Adalmir Cardoso Ribeiro Filho; pela coordenadora de Gestão Democrática do município, Luiziane Luzitano Ramos dos Santos; pelo coordenador institucional do Cecampe Sudeste, Cairo Mohamad Ibrahim Katrib; e pela professora doutora Viviane Moraes, da Universidade Federal Fluminense (UFF), uma das palestrantes do evento.
Em sua fala, o secretário destacou a importância da iniciativa: “Parabéns aos diretores escolares pelo dia de vocês comemorado ontem (12 de novembro). Este evento é uma importante ferramenta para gerir os investimentos das escolas e, assim, oferecer uma educação pública de qualidade a todos”.
O PDDE é uma ferramenta essencial para garantir que as escolas tenham autonomia e condições de aplicar recursos de forma rápida e eficiente, sempre com foco na melhoria da qualidade da educação pública. O programa repassa recursos financeiros diretamente às escolas públicas para apoiar seu funcionamento, melhorar infraestrutura e fortalecer a gestão democrática. Funciona como um mecanismo de apoio suplementar: todos os anos, o FNDE transfere valores às unidades escolares ou entidades mantenedoras, que podem aplicar os recursos em despesas consideradas prioritárias para garantir o funcionamento da escola.