Foto: Luiz Bispo
Projeto é para instalação de 28 câmeras pelo Prodesmar e 20 pelo Pronasci do Ministério da Justiça
A empresa Telemática, responsável pela instalação das 28 câmeras do Sistema de Monitoramento que será implantado pela Prefeitura de Macaé, está finalizando esta semana (24 a 26) a análise de viabilidade técnica de enlace de rádio para a instalação dos equipamentos. O Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM-Macaé) é quem coordena a implantação de todo o Sistema de Monitoramento que inclui mais 20 câmeras, integração da chamada 190, implantação do Centro de Operações (Cobat) do 32º Batalhão de Polícia Militar e GPSs nas viaturas da PM.
Ao todo, quatro empresas participam da instalação do Sistema de Monitoramento que é fruto do Programa de Desenvolvimento Social de Macaé e Região (Prodesmar), firmado entre a prefeitura, Petrobras UO-BC e Secretaria de Estado de Planejamento do Governo do Rio de Janeiro. Para a instalação de mais 20 câmeras e do espaço físico do GGIM-Macaé a prefeitura renovou convênio com o Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci) do Ministério da Justiça.
A Telemática que é responsável pela implantação das 28 câmeras está fazendo o levantamento dos locais onde elas serão instaladas. A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana participa da ação, disponibilizando um caminhão do tipo Muck para elevar os técnicos até os locais onde as câmeras serão instaladas. “Estaremos fazendo a análise de viabilidade técnica de enlace de rádio, que utiliza tecnologia wireless sem fio. As imagens serão enviadas por propagação, via rádio que também serão instalados nos postes, para o Centro de Operações instalado no 32º BPM”, explica o analista de projeto da Telemática, Elpídio de Souza.
A instalação do Sistema de Monitoramento é um modulo de tecnologia que será sincronizado entre as quatro empresas envolvidas. Além da Telemática (câmeras), as empresas TNL (link entre viaturas e o Cobat e Rio de Janeiro), Synapsis (GPS nas viaturas) e Sisgraph (software de gerenciamento) participam da implantação do sistema. A Oi empresa de telefonia também participa do projeto, sendo responsável pelo canal de transmissão (link de internet) Macaé-Rio, fazendo a ligação com a secretaria de Estado de Segurança Pública e que fornecerá dados para o Instituto de Segurança Pública
- A instalação das câmeras será feita em pontos estratégicos do município, como nas entradas e saídas, centro, portas de banco, entre outros. Isso dará maior sensação de segurança para a população e poderemos estar monitorando a chamada mancha criminal. Com os recursos do Pronasci-MJ implantaremos, não só mais 20 câmeras, como também o Infoseg, um dos órgãos do GGIM-Macaé, que funcionará como um observatório, reunindo todos os dados em relação à questão da segurança no município -, informou o coordenador do GGIM-Macaé, Tenente Coronel Edmilson Jório.
A previsão é que todo o sistema seja implantado no primeiro semestre de 2011, mas até o final do ano, o sistema já deve estar funcionando com a integração do 190, o Cobat e algumas câmeras já instaladas.
A empresa Telemática tem sistemas de monitoramento implantados em Brasília (sete unidades, entre elas, a Granja do Torto), no Rio (Palácio Guanabara) e na cidade paulista de Limeira. O equipamento que será usado em Macaé é de ponta, utiliza câmeras Bosch e o projeto é específico para o município.