logo

Sistema de Videomonitoramento recebe 11 novos operadores

17/08/2012 15:06:00 - Jornalista: Jersey Simon - estagiário

Foto: Guga Malheiros

Novo sistema de videomonitoramento

Macaé tem um dos Sistemas de Videomonitoramento mais modernos do país, contando com 54 câmeras e tecnologia de envio de imagens via rádio. E agora, mais 11 operadores agregam a equipe, que monitora diversos pontos da cidade, 24 horas por dia. Durante três semanas, estes operadores passaram por um treinamento no 32º Batalhão da Polícia Militar de Macaé, que terminou nesta sexta-feira (18). O curso foi organizado pelo Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), pasta onde os novos concursados estão lotados.

Durante o treinamento, os novos operadores receberam instruções práticas e teóricas sobre o Sistema de Videomonitoramento, rotinas de segurança, além de embasamento sobre legislação e Segurança Pública. Delfino Henrique é um dos 11 operadores recém-chegados à equipe, e já sente orgulho do trabalho que vai desempenhar. “O Sistema é muito competente e tem tecnologia de primeiro mundo. Sei que estarei contribuindo em prol da segurança pública; é como ser os olhos da sociedade, estar sempre atento para ajudar, e sinto orgulho disso”, disse.

A operadora Gleice Pontes, há pouco mais de um ano na equipe, conta como o Sistema funciona, na prática, e como já ajudou a solucionar casos críticos.

– Todas as imagens são monitoradas pelo Cobat, instalado no 32º BPM, localizado na Barra de Macaé. O Sistema é integrado ao comando da Polícia Militar. Ficamos atentos aos mínimos detalhes. Às vezes identificamos as situações de risco pelas câmeras, como em um caso de assalto que ajudamos a resolver no calçadão. Em outras o registro chega através do 190. Uma vez impedimos um assalto a um ônibus. A denúncia chegou via telefone, mas rapidamente localizamos o veículo por meio da câmera. Em seguida, a polícia chegou até o local.

O Sistema de Videomonitoramento é fruto da parceria entre a prefeitura, Petrobras UO-BC e o governo do Estado. “Além do capital investido, com recursos da Petrobras, destacamos a parceria com a Subsecretaria de Modernização Tecnológica e a Superintendência de Comando e Controle, órgãos da Secretaria de Segurança Publica do Estado, que repassaram o primeiro treinamento para os monitores”, destaca o coordenador do GGIM, Edmilson Jório.

--


Fotos Relacionadas