logo

Solar dos Mellos faz balanço de 2011

21/12/2011 13:21:33 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Foto: Kaná Manhães

Solar, sede da Vice-Presidência de Acervo e Patrimônio, já se transformou em um novo ponto cultural da cidade.

O ano de 2011 produtivo para o Solar dos Mellos. Exposições, lançamentos de livros, exibições de dança, visitas guiadas, festivais de cinema, Projeto “Professor Investigador, e até baile de carnaval agitaram o Solar, que já se transformou em um novo ponto cultural da cidade.

Dentre as exposições estiveram “Vida e Obra de Seth”, um macaense conhecido nacionalmente devido ao talento de suas gravuras, que esteve em cartaz no mês de setembro; e “Memorabilia de Dona Alba Corral”, quando fotos da antiga Indústria Bariloche foram mostradas, na segunda quinzena de setembro, além de “Brinquedos Antigos”, na qual havia brinquedos de várias partes do mundo, do século XIX ao XX, exibida em outubro.

Em julho, os fotógrafos Romulo Campos e Cláudia Barreto lançaram, no Solar, o livro Parque Atalaia, com dezenas de fotos incríveis, mostrando fauna e flora daquele centro natural, localizado em Macaé. Em novembro, foi a vez do professor Francisco Esteves lançar o livro “Do índio Goitacá à Economia do Petróleo: Uma Viagem pela História e Ecologia da Maior Restinga Protegida do Brasil”.

Em outubro, o autor macaense Carlos Renato Carvalho Moreira, de 43 anos, lançou o livro “Rei dos Bruxos”, a primeira obra de uma trilogia, onde há suspense, mistério e muita adrenalina. Já na esfera da dança, em agosto houve uma sensacional exibição artística de bailarinos africanos (Benin), membros da Companhia de Dança de Paulo Azevedo, um coreógrafo bem gabaritado.
No Solar, dezenas de filmes nacionais foram exibidos para um público cativo durante mais de uma semana, no Festival de Cinema. Isso ocorreu no mês de outubro. Ainda sobre livros, é fato que terapia de grupo, momentos de descontração e alegria, além de criatividade, especial contato com o mar e a natureza através da natação, motivaram nadadores da Praia de Imbetiba a lançar o livro “Natação e Riso! Academia dos Anormais” Esse lançamento ocorreu em maio de 2011.

Durante 15 dias do mês de março, houve a exposição sobre carnaval “Os Primórdios do Carnaval Macaense
quando foram mostradas fotos, banners, jornais dos séculos XIX e XX, além de fantasias de escolas de samba. Ainda em março, numa parceria com a secretaria da Mulher, o pátio do Solar dos Mellos foi palco de um animado baile de carnaval.

Também em março de 2011, parceria entre o Solar dos Mellos e a Organização Não Governamental Museu Favela trouxe a Macaé a exposição “Despertar de Almas e Sonhos”. Na ocasião, foram expostos 15 painéis de arte do grafite, mostrando imagens que refletiam o pensamento de moradores antigos da favela Pavão-Pavãozinho, em Copacabana. Segundo pesquisas, observou-se que eles são remanescentes de quilombolas. Os trabalhos da Ong valorizam esses moradores mais antigos.

Em junho, o Solar dos Mellos recebeu profissionais de ensino para uma edição do Projeto "Professor Investigador". Na ocasião, o doutorando em Geografia Faber Paganoto Araújo dissertou sobre a migração em Macaé, a partir do final da década de 1970. Durante todo o ano de 2011, visitas guiadas contaram para estudantes e profissionais um pouquinho da história de Macaé.

Enfim, para o vice-presidente de Acervo e Patrimônio Histórico, o professor de História Ricardo Meirelles, o que houve no ano de 2011 foi muita diversificação artístico-cultural. “Além disso, desenvolvemos no Solar uma intensa atividade de pesquisa, memória e história”, conclui.