Quem gosta das obras da artista plástica macaense Maria Klonowska não pode deixar de prestigiar sua bela arte durante o lançamento do livro “Maria Klonowska Arte & Vida”, que acontece nesta quinta-feira (28) no Solar dos Mellos, na Rua Conde de Araruama, 248, Centro, às 19h. Durante o lançamento, parte das obras da artista estará sendo exposta no Solar.
O livro está sendo lançado através de uma parceria da termelétrica UTE Norte Fluminense e o Instituto Vida Sustentável. Paulo Moraes, curador da mostra, idealizador do livro e amigo de muitos anos da artista, conta que durante o lançamento da obra serão expostos tapetes e quadros pintados por Maria Klonowska. Também será apresentado um documentário feito há cinco anos que mostra a beleza da arte e dos traços da pintora, uma das maiores artistas de Macaé.
Seus trabalhos, com muitas cores, flores, pássaros e inúmeros detalhes, já foram expostos por diversos cantos, desde 1952. Sua primeira exposição individual de tapeçaria foi no Copacabana Palace. Dona Maria, como é carinhosamente chamada, também teve seu trabalho exposto no Canadá, Dinamarca, Itália, França e Estados Unidos.
Maria Klonowska nasceu em 20 de julho de 1922, em Natividade de Carangola, no Rio de Janeiro, conta que seu talento veio do pai, por quem foi criada e que também era um grande artesão, que lhe ensinou as primeiras técnicas da pintura.
- Meu pai era pintor. Fui morar com ele na oficina e ele pintava cartazes e murais nas fazendas. Eu ia atrás dele, então nem sei muito bem quando comecei a pintar. Depois parei de pintar para dar aulas de história da arte e só depois que meus filhos nasceram voltei a dar aulas de pintura em casa. Minha vida foi de muito trabalho, conta Maria
Ela explica ainda que após um grave acidente ficou dois anos sem andar e que durante esse período ela fazia o que mais gostava: pintar. Pintava cartões e bordava inúmeras tapeçarias. “Fiz 32 tapetes enormes, mas agora com 89 anos já estou meio cansada para isso”, fala a artista. Dona Maria espera ansiosa pelo lançamento do livro, que segundo ela que foi muito bem produzido.
Mais de 300 convidados já estão confirmados para a noite de autógrafos, dentre eles autoridades do município, como o prefeito de Macaé, Riverton Mussi, o presidente da Câmara, Paulo Antunes, vereadores e secretários municipais.