logo

Solidariedade não tira férias: campanha incentiva doação de sangue

14/12/2025 10:38:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Arte SECOM

Campanha reforça apelo por doações de sangue durante férias

Com a chegada das férias e das festividades de final e início de ano, os hemocentros de todo o país enfrentam uma queda significativa no número de doadores de sangue. Nesta perspectiva, o Serviço Municipal de Hemoterapia de Macaé lança nesta segunda-feira (12), a campanha “Solidariedade não tira férias”, com o objetivo de reforçar a importância da doação durante esse período e mobilizar a população.

Os voluntários poderão comparecer de segunda a sexta-feira das 7h30 às 12h30, na Rua Doutor Bueno, 40, no Centro. Mais informações poderão ser obtidas pelo telefone: (22) 2796-1756. De acordo com Karla Ferreira, assistente social do setor, a redução nas doações ocorre justamente quando a demanda por sangue tende a aumentar.

“É um momento do ano em que muitas pessoas viajam, mudam suas rotinas e acabam deixando de doar. No entanto, os acidentes nas estradas e os atendimentos de urgência continuam acontecendo. Por isso, precisamos intensificar as ações e reforçar o pedido para que todos os tipos de sangue sejam doados”, destacou.

A campanha tem o intuito de atingir diferentes públicos e conscientizar sobre a necessidade constante de manter os estoques equilibrados. Segundo Karla, cada doação pode salvar até quatro vidas, o que torna o gesto simples um ato de grande impacto social. “Estamos convocando a comunidade a se juntar a essa corrente do bem. A doação é rápida, segura e faz toda a diferença para pacientes que dependem desse recurso para sobreviver”, reforça Karla.

Para facilitar o acesso à doação, também é possível fazer um agendamento eletrônico, por meio do portal oficial da prefeitura, na aba "Doe Sangue". Nesse espaço, o doador irá preencher seus dados e marcar o dia e horário da doação.

Os requisitos básicos para doação são: estar em boas condições de saúde; ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até os 60 anos (menores de 18 anos só podem doar mediante o consentimento formal dos responsáveis); pesar no mínimo 50kg; estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas); estar alimentado e bem hidratado (evitar alimentos gordurosos quatro horas antes da doação); apresentar documento original com foto recente, emitido por órgão oficial.