logo

‘Suave Veneno’ é o campeão no concurso de Boi Pintadinho

10/02/2013 17:40:00 - Jornalista: Assessoria da Liecam com Equipe Secom

Foto: Flávio Sardou

Boi Suave Veneno empolgou o público

O boi Suave Veneno conquistou o título de campeão do desfile dos blocos de Bois Pintadinhos, que marcou a abertura do Carnaval 2013 na Linha Verde, promovido pela Liga Independente das Entidades Carnavalescas (Liecam) com apoio da prefeitura. Tradição, criatividade, valorização da cultura local, participação de famílias inteiras e de turistas compuseram a noite do primeiro dia de folia na Cidade do Samba. O desfile, que terminou depois das 2 horas da madrugada deste domingo (10), foi acompanhado pelo prefeito Dr. Aluízio.

A Prefeitura de Macaé montou uma mega estrutura para atender a maior festa popular brasileira que, no município, tem no ritmo típico e espontâneo do Boi Pintadinho, a manutenção da identidade cultural local, mesmo em época de importação de tendências pós-modernas ditadas pela globalização.

A pedido da prefeitura, 15 ônibus da empresa que atua no transporte coletivo urbano reforçaram a frota em direção à Cidade do Samba; nos pontos de ônibus e na Cidade do Samba, Guardas Municipais deram apoio à segurança; a Secretaria de Saúde implantou duas unidades móveis no local, com oito leitos, além de cinco ambulâncias simples e UTIs móveis; agentes de trânsito orientaram os condutores e o projeto “Amigo da Vez” reforçou a necessidade dos veículos serem guiados por um condutor que não tenha ingerido bebida alcoólica.

Na avenida, cerca de 50 blocos de Bois Pintadinhos – todos cadastrados na Liecam - desfilaram, representando diversos bairros. Os instrumentos de percussão marcam o compasso para o boi, confeccionado em armação de ferro e madeira e coberto por panos coloridos, bordados ou pintados. Embaixo da estrutura do boi, um ou mais integrantes do bloco guia o andar do Boi Pintadinho. Na competição, os jurados analisaram e julgaram os quesitos: bateria, animação, evolução e originalidade.

Suave Veneno, o boi da comunidade da Nova Holanda, na Barra de Macaé, atraiu centenas de foliões em um desfile que misturou criatividade, inovação, e muita originalidade. Com efeitos e animação, o desfile empolgou, levantou e arrastou o público aos gritos de “É campeão!”. Na manhã deste domingo, na apuração, o boi “Suave Veneno” ganhou nota dez em todos os quesitos e mais uma vez conquistou o titulo de campeão, com 159 pontos.

Em segundo lugar, os bois pintadinhos “Bob Marley” e “Rei da Barra” empataram com 154 pontos e em terceiro lugar, o boi “Falcão” obteve 151 pontos. Em quarto lugar ficou o boi “Ladeira”, com 149 pontos; em quinto o boi “Imperador MV”, com 144 pontos; em sexto lugar, mais um empate, os bois “Galã de Novela” e “Tenente” obtiveram juntos 137 pontos; em sétima colocação ficou com o boi “Gabriel”, com 136 pontos; na oitava colocação ficou o boi “Godizila”, com 134 pontos; na nona colocação o boi “Arraza Nem” ficou com 131 pontos; o boi “Remedinho” ficou em décimo lugar com 130 pontos. Todos os bois participantes ganharam troféus de participação.

Macaé é recordista em números de blocos de bois no país, com cerca de 90 grupos de bois divididos pelos bairros da cidade. De acordo com a tradição, o Boi Pintadinho lembra o trabalho diário do peão com o gado, por meio de personagens dançantes que remetem ao cotidiano das fazendas. Ao contrário do bumba-meu-boi, tradicional no norte do país, o Boi Pintadinho não tem vínculo ao cicio natalino, que acontece entre novembro e a noite de Reis, em seis de janeiro.

Com arquibancadas e camarotes lotados, a primeira noite de desfiles superou as expectativas de público. Para o prefeito Dr.Aluizio, o desfile dos bois pintadinhos é uma tradição macaense que deverá ser mantida por várias gerações, e para o próximo Carnaval, o prefeito disse que dará toda a estrutura para que os desfiles continuem sendo um grande atrativo para o município. Ainda segundo o prefeito, o Carnaval de Macaé cresceu de forma expressiva e se tornou um dos maiores do interior do estado do Rio e isso é valorizado pela nova gestão do governo municipal.

E neste domingo, a festa continua na Passarela do Samba com o desfile das escolas de samba do Grupo 1 a partir das 20 horas: Unidos do Barreto, Foliões das Malvinas, Unidos da Vila, Arco Íris, Pulo do Gato e Unidos do Miramar. Cada escola terá 50 minutos para desfilar.