logo

Subsecretaria da Mulher encerra ciclo palestras às adolescentes do Nova Vida

26/05/2012 17:31:00 - Jornalista: Lourdes Acosta

Foto: Divulgação

Objetivo foi informar práticas de prevenção e saúde.

Foi encerrado na sexta-feira (25), o primeiro ciclo de palestras educativas de prevenção e saúde para adolescentes do Programa Nova Vida. A ação, que ocorreu no Espaço Mulher Cidadã “Erosita França Lecler” é fruto de parceria entre a subsecretaria de Política para as Mulheres, ligada à secretaria de Desenvolvimento Social e a escola técnica de enfermagem José Rodrigues da Silva, contou com a participação de mais de 60 jovens.

O ciclo de palestras, que se iniciou no dia 13 de abril, abordou durante sete sextas-feiras, vários temas relacionados à higiene íntima e gravidez na adolescência. “Na segunda fase o foco será sobre sexualidade, distúrbios alimentares e outros escolhidos pelas próprias jovens e seus responsáveis que também participam do ciclo”, disse a coordenadora do Espaço Lecler, Kátia Valenty, já anunciando a nova turma para o próximo dia 1º.

As técnicas de enfermagem que cumprem um estágio obrigatório de 100 horas de palestras sobre a saúde preventiva, trataram na aula de encerramento sobre os vários aspectos da higiene íntima da mulher. “Na questão da higiene íntima, se recomenda o uso dos sabonetes líquidos específicos na hora do banho. Eles possuem pH ácido, igual ao da vagina, além de ácido lático e soro de leite, substâncias que respeitam as propriedades naturais do local. Já os sabonetes comuns são alcalinos e quando usados nessa região, podem causar irritação e desequilíbrio do pH natural, o que favorece a proliferação dos fungos e bactérias”, explicaram.

Outra recomendação foi quanto ao uso de absorventes perfumados. “Durante a menstruação evitar os absorventes com perfume, eles causam alergias, coceira e até ardência. Ao contrário do que se pensa os protetores de calcinha não devem ser usados todos os dias. Com a vagina abafada, o risco de corrimentos e infecções é maior, porque o local fica mais úmido e quente, ambiente propício para as bactérias”.

A técnica de enfermagem Marisa Galvão, por sua vez, falou que é gratificante tratar de assuntos que podem levar à prevenção de doenças. “A maneira de passar conhecimentos e a troca de experiências ajudam muito às jovens e às suas famílias a disseminar a cultura da higiene saudável”, frisou.

Na opinião da jovem Karla Beatriz (15), estudante da sétima série do ensino fundamental e que estagia na creche do Lagomar, as palestras esclareceram muito. “Foi muito legal porque tirei as dúvidas e agora vou me prevenir contra as doenças causadas por bactérias, como por exemplo, o uso do sabonete líquido na higiene íntima espalhado na própria mão é mais higiênico do que usar o sabonete em barra que pode conter bactérias, já que é utilizado por todos”, disse.

As adolescentes do Programa Nova Vida que participaram das palestras oferecidas pela subsecretaria da Mulher e ministradas pelas concludentes do curso de Técnico de Enfermagem da Escola José Rodrigues da Silva, estudam pela manhã e no período da tarde estagiam em órgãos municipais, onde através de estágio remunerado são capacitadas para o mercado de trabalho.

De acordo com a subsecretária Vânia Devesa, través dos ciclos de palestras atual Administração vem aplicando uma política de prevenção.

- Ao levarmos informações acerca da saúde, estimulamos o bem estar, o autoconhecimento e a prevenção de doenças. Nessa parceria com a iniciativa privada quem ganha é sempre a comunidade, pois buscamos elucidar as adolescentes os conhecimentos necessários para que façam a prevenção. Muitas delas por desinformação acabam sendo acometidas por doenças que poderiam ser evitadas. Assim, geramos educação e saúde nas mulheres – acentuou a subsecretária Vania Deveza.