logo

Subsecretaria do Idoso: balanço aponta milhares de atendimentos

29/12/2012 10:20:00 - Jornalista: Lourdes Acosta

Foto: Guga Malheiros

Responsável por assegurar direitos à liberdade, ao respeito e à dignidade dos idosos de Macaé, a subsecretaria Municipal do Idoso atendeu em 2012, cerca de cinco mil cidadãos da Terceira Idade com os projetos executados e os atendimentos sociais e jurídicos. Ligada à secretaria de Desenvolvimento Social, o órgão conta com uma equipe multidisciplinar, formada por assistente social, advogadas, psicólogas e fonoaudiólogas para defender, proteger e assistir aos idosos do município.

Ao avaliar as ações executadas a subsecretária Marli Reis, que assumiu a pasta em junho do corrente ano, fez questão de destacar que além do desenvolvimento das políticas públicas e o cumprimento do Estatuto do Idoso as parcerias firmadas durante o ano, corroboraram na promoção dos eventos realizados no segundo semestre, a partir da inauguração do Centro de Convivência do Idoso (CCI) “Elisa Lamoglia Mussi”, na Ajuda de Baixo.

- Cabe salientar que o esforço da equipe multidisciplinar que durante este ano desempenhou com afinco os plantões social e jurídico, recebendo e apurando denúncias de maus tratos à pessoa idosa, cadastrando o passe interestadual, praticando encaminhamentos e o programa de apoio ao idoso acamado, entre outros. No entanto, destaco os eventos e o desenvolvimento dos trabalhos executados no Centro do Idoso que contou com inúmeras parcerias, todas elas firmadas com a apreciação e aprovação do Conselho do Idoso – ressaltou.

Projetos que asseguraram bem estar – A subsecretaria em 2012 realizou milhares de atendimentos. Nas questões jurídicas, a população idosa foi beneficiada com encaminhamentos de direito processual em diversas áreas, benefício previdenciário, maus tratos, orientação familiar e encaminhamentos para o Ministério Público. Já o serviço social, dentre as abordagens, entrevistas, contatos institucionais e familiares, encaminhamentos, reuniões e orientações, atingiu o patamar de 2.433 atendimentos.

Além disso, a Terceira Idade foi contemplada com orientação e requerimento de BPC, declaração de gratuidade no transporte, carteira interestadual, consultas psicológicas e de fonoaudiologia. Quanto ao Programa de Apoio ao Idoso Acamado e sua Família, houve a distribuição dos seguintes materiais: Cadeiras de rodas e higiênicas, cama hospitalar, andador, muleta, colchão d’água e caixa de ovo e fraldas geriátricas, entre outros.

Eventos realizados no CCI – Dentre os eventos realizados no Centro de Convivência do Idoso “Elisa Lamoglia Mussi”, Marli Reis destacou a inauguração da Biblioteca Municipal Tarsila Poiares, em parceria com a Fundação Macaé de Cultura; A comemoração ao Dia do Idoso, que contou com a colaboração o Núcleo de Prática Jurídica da Universidade Estácio de Sá, com uma apresentação de uma programação cultural; O projeto Quinta do Idoso, que promoveu tardes de integração com os residentes da Casa do Idoso, Recanto e Pousada da Cidadania; A palestra sobre prevenção de riscos domésticos e aeroviários, em sociedade com a empresa Mapfre e a festa natalina dos idosos.

- Implantamos no Centro do Idoso, serviços de psicologia, nutrição, fisioterapia, assistência jurídica e social, oficinas de memória e exercícios físicos, de artesanato, de pintura, cursos de corte e costura, salgados e leitura dinâmica. Lamentamos o pouco tempo que tivemos para a implantação de outros serviços como o programa de atendimento à saúde preventiva e serviço odontológico, como também na área do lazer, a dança de salão e sênior, teatro, coral e o curso de informática, todos necessários à promoção do bem estar físico e mental da população idosa de Macaé – finalizou.