O pessoal da terceira idade que visitar a XXXIII Exposição Agropecuária de Macaé, neste final de semana terá também de mais um benefício. A Subsecretaria do Idoso, para facilitar a vida de quem tem mais de 60 anos, estendeu as inscrições dos cursos de corte e costura, bordado, bombons finos e salgados para o estande montado no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho, que está funcionando das 16h às 23h, até domingo, último dia da festa.
De acordo com a coordenadora do Centro de Convivência do Idoso, Elisa Lamoglia Mussi (CCI), Dulce Figueiredo, a medida visa estimular o idoso a participar mais dos bens e serviços oferecidos pela prefeitura para que, além de aprender alguns trabalhos manuais eles possam conviver em grupo. Ela informou que, caso o idoso não consiga se inscrever no Centro de Convenções ele poderá se inscrever no CCI, a partir de segunda-feira (30), pois os cursos começam no próximo mês de agosto.
- As pessoas que não conseguirem fazer suas inscrições, podem fazê-las no Centro de Convivência do Idoso, situado na Rua do Caminho, sem número, na Ajuda de Baixo, de segunda a sexta, das 8h às 17h, informou.
Oficinas funcionando no CCI – As oficinas de memória e de artesanato já estão em curso com o objetivo de assegurar o bem estar mental aos idosos, tirando-os do isolamento com atividades alegres, sempre em grupo. Na oficina de artesanato, cerca de dez artesãs estão aprendendo as mais diferentes técnicas, mostrando o quanto a arte pode ser transformadora e dar origem a peças maravilhosas de biscuit, tricô, reciclagem, tecido, crochê, decoupage, pintura em tecido e muitas outras.
A subsecretária do Idoso, Marli Reis, reforçou que tanto os cursos com as oficinas os idosos são capacitados, exercitando a mente e a coordenação motora. Ela lembrou que durante a oficina de memória, por exemplo, acontecem atividades de leitura, fotografia, brincadeira e dança, incluindo a prática da rememoração. Já os novos cursos são frutos de uma parceria com o Cetep.
- Fechamos com a secretaria de Educação e com a participação do Conselho Municipal do Idoso, que além dos cursos do Cetep e do EJA, haveria aulas sistemáticas de canto com o objetivo de formarmos o coral do Centro do Idoso – anunciou Marli.