Subsecretária Estadual de Ação Social visita Macaé

21/11/2006 16:08:53 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

O secretário municipal de Ação Social, Valdeci Brandão, recebeu em seu gabinete na secretaria, na tarde desta terça-feira (21), a visita da subsecretária de Estado de Família e Ação Social, Rita Paixão. Acompanhavam a subsecretária o superintendente da Secretaria Estadual, Tito Lívio Rondon Krivochun e o assessor João Augusto Pessanha de Souza.

Segundo Rita Paixão, ela está visitando municípios como Macaé, onde está implantado o Programa Sopa da Cidadania, da Secretaria de Estado. Este Programa está funcionando em 72 municípios do Estado. “Estou conhecendo de perto a realidade local e fazendo uma avaliação do Programa”, explicou.

A subsecretária ressaltou a importante trabalho realizado pelo secretário Valdeci Brandão e parabenizou o prefeito Riverton Mussi pela Secretaria, que tem um grande alcance social.

- Nós, da secretária de Estado, já conhecemos a seriedade e o respeito do governo municipal e do secretário Valdeci ao cidadão carente - disse

Sobre a Sopa da Cidadania, Rita Paixão informou que o programa começou funcionando no Ceasa, no Rio de Janeiro. “O programa foi desativado no governo Benedita da Silva, mas reativado no governo de Rosinha. É direcionado às pessoas carentes e para distribuição das sopas foi feito um estudo de cada município do Estado, detectando os nichos de carências”, disse a subsecretaria.

Valdeci Brandão esclareceu que a Sopa da Cidadania chegou a Macaé há dois meses. “O município recebe por mês 550 latas da sopa e estamos distribuindo à população, de forma a contemplar a quem realmente precisa e apresenta carências nutricionais. A secretaria fez um cadastro de entidades filantrópicas que atendem à população da periferia, direcionando o programa aos idosos, adolescentes e crianças subnutridas. As localidades atendidas são Malvinas, Nova Holanda, Nova Esperança, Morro de São Jorge, Morro de Santana, Lagomar, Barreto, Ajuda de Cima e Ajuda de Baixo”, informou o secretário.

Valdeci acrescentou que o objetivo é atender a famílias com renda per capita até três salários mínimos. “Vivemos num país rico em alimentos, mas a distribuição dos mesmos acontece sem direcionamento. Macaé é uma cidade que cresce muito. Diariamente, chegam à cidade dezenas de famílias e isso vem causando o inchaço da periferia e outros problemas. Nossa secretaria já atende a várias famílias com cestas básicas, mas este Programa Sopa da Cidadania do governo do Estado tem um grande alcance social, visando a inserção de pessoas na segurança alimentar e nutricional”, disse Valdeci Brandão.

A Sopa da Cidadania

Rita Paixão esclareceu que o governo do Estado mantém convênio com o Ceasa, que fornece os legumes e verduras para a Sopa da Cidadania. Os demais ingredientes são comprados pela secretaria estadual de Saúde. No início eram distribuídas 12 mil latas, atendendo a cerca de 40 mil pessoas. Reativado, hoje o Programa distribui, só no Rio de Janeiro, 25 mil latas, atendendo a cerca de 105 mil pessoas.

Ampliado para os municípios, o Programa chegou a 72 deles, que foram escolhidos baseados em estudos do IHD – Índice de Desenvolvimento Humano, visando atender àqueles onde a carência nutricional é mais preocupante.

A sopa é feita com verduras e legumes frescos do Ceasa, arroz, cebola, proteína animal e vegetal, sal, alho, condimentos, óleo de soja e caldo de galinha. É saborosa e fácil de preparar, além de ser super nutritiva. Cada lata tem peso líquido de 3 quilos, rende 25 porções e tem validade de um ano.