logo

Superação: atletas com deficiência participaram do X Force Brazilian Jiu-jitsu

16/10/2025 17:17:00 - Jornalista: Carla Cardoso

Foto: Divulgação

O evento foi promovido no último sábado (11), Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Física

Atletas com deficiência, de Macaé, participaram do X Force Brazilian Jiu-jitsu (BJJ), que movimentou o Ginásio Poliesportivo Engenheiro Maurício Soares Bittencourt, no último sábado (11). A participação celebrou o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Física (comemorado nesta data). A atividade marcou os 10 anos de realização do evento e contou com apoio da Secretaria Municipal de Esportes.

O secretário de Esportes, César Maillet, diz que é muito importante fazer a integração dos atletas com deficiência em todos os eventos esportivos. “A gente precisa fazer essa integração, ter esse olhar também para os nossos atletas e nossos cidadãos PCD. Que a gente continue, cada vez mais, promovendo esses eventos. E o mais importante de tudo é a integração deles com a gente, a gente aprendendo com eles e eles aprendendo com a gente. Sempre pensando na integração, e não na exclusão”, defende o secretário.

O professor de artes marciais, Rodrigo Milhorance, atuou na realização do evento. Com 24 anos de experiência lecionando Artes Marciais para Pessoas com e sem deficiência, graduado em Jiu-jitsu, Judô e Capoeira, ele falou sobre o Jiu-jitsu Inclusivo, Programa Esportivo Inclusivo de Apoio e Desenvolvimento da Pessoa com Deficiência em Macaé.

“O programa funciona dentro de nossas unidades particulares de ensino. Atualmente, atendemos 15 famílias, entre alunos diagnosticados com TEA, TDAH, Síndrome de Down, TOD e PC. O jiu-jitsu funciona como uma forma de terapia, auxiliando no desenvolvimento social, cognitivo, motor e emocional de nossos alunos, elevando a autoestima, autoconfiança e qualidade de vida de todos. Além da visibilidade das potencialidades da Pessoa com Deficiência”, observa Rodrigo, que também possui capacitação em ABA (Análise do Comportamento Aplicada), Capacitação Pedagógica em Artes Marciais e reside e leciona Jiu-jitsu em Macaé desde 2020.

A coordenadora geral de Políticas para PCD, Caroline Mizurine, ressalta que o esporte é uma excelente ferramenta de inclusão social. “Assistir aos atletas e seus familiares felizes foi emocionante. Esse foi, com certeza, mais um passo a favor da conscientização da sociedade", pontuou.

O Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Física foi instituído pela lei n.° 2.795/81 e tem a finalidade de promover a conscientização da sociedade sobre as ações que devem ser realizadas para garantir a qualidade de vida e a promoção dos direitos das pessoas com deficiência física.


Fotos Relacionadas