Foto: Arquivo Secom | Ana Chaffin
Na programação da tarde do dia 23, está prevista uma roda de conversa com Unamama e atração musical
A Secretaria de Cultura da Prefeitura de Macaé realizará, nesta quinta-feira (23), 15h, mais uma edição do projeto “Tardezinha”, na Biblioteca Pública Municipal Henriqueta Marotti, localizada no distrito serrano de Glicério. Na programação está prevista uma roda de conversa com a ONG Unamama, em alusão ao Outubro Rosa e atração musical.
A roda de conversa será comandada pela presidente da Unamama, Jô Queiroz, que falará sobre a importância da prevenção do câncer de mama e como funciona o trabalho desenvolvido pela Ong que foi fundada em 2007 por Marilena Garcia.
A instituição nasceu com o objetivo de levar informação e acesso à mamografia para mulheres em situação de vulnerabilidade. Hoje, a ONG se consolidou como uma rede de acolhimento, oferecendo mamografias gratuitas, atendimentos psicológicos, assistência social, terapias integrativas e cursos de empreendedorismo, sempre com o apoio de voluntários e doações.
Além da roda de conversa, quem for prestigiar a programação terá a oportunidade de assistir a apresentação de Jack Esteves, que mostrará um repertório variado.
Inaugurada há décadas, a Biblioteca Pública Henriqueta Marotti passou por um processo de revitalização no ano passado, promovido pela Secretaria de Cultura. Com o local restaurado, o equipamento cultural participa do calendário de ações descentralizadas da pasta, voltadas principalmente para os distritos e localidades do interior do município.
Para a secretária de Cultura, Waleska Freire, o projeto representa mais um passo no compromisso de democratizar o acesso à cultura.
“A ‘Tardezinha’ nasceu com o propósito de aproximar a população dos espaços culturais por meio de experiências afetivas e artísticas. É um projeto que valoriza a produção local e fortalece o senso de pertencimento”, enalteceu.