logo

Tartarugas mortas aparecem no Lagomar

27/09/2011 18:04:05 - Jornalista: Tathiana Campolina

Foto: Divulgação

As tartarugas foram encontradas no Lagomar por moradores da região

Uma tartaruga de couro ou tartaruga gigante (Dermochelys coriácea), de aproximadamente dois metros e 400 quilos, e uma tartaruga oliva (Lepidochelys olivacea), de aproximadamente 70 centímetros, apareceram mortas na manhã desta terça-feira (27) na praia do Lagomar. Elas estavam separadas por uma distância de aproximadamente um quilômetro e foram vistas por moradores da região que informaram à Secretaria Municipal de Ambiente.

O coordenador de fauna da secretaria, o veterinário Gleidson Madalena, foi até o local e não conseguiu verificar o motivo da morte dos animais. “Elas não apresentavam nenhum tipo de ferimento ou agressão física e não temos como comprovar se houve alguma intoxicação ou elas estavam doentes, pois para fazer este tipo de análise é preciso pegar amostras de tecido fresco e os animais já estavam entrando em decomposição, e deveriam estar mortos há aproximadamente 30 dias”, informou.

Gleidson disse ainda que esta foi a primeira vez que tartarugas destas espécies aparecem no litoral de Macaé. “Estes animais dificilmente aparecem no litoral, eles são típicos do alto mar e desde que entrei na secretaria este foi o primeiro caso”, contou o veterinário ressaltando que com estes animais, a coordenadoria de Fauna da Secretaria de Ambiente já resgatou três tartarugas mortas em menos de um mês no litoral macaense.

Os animais encontrados hoje foram enterrados na praia do Lagomar, onde foram encontrados com o apoio da Secretaria de Limpeza Pública, que disponibilizou um trator e uma retroescavadeira. Gleidson explicou que o procedimento de enterrar um animal na praia é o mais adequado, e é conforme o realizado pelo projeto Tamar.