logo

Teatro do Art Luz abre novos horizontes

08/09/2011 09:43:32 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Foto: Divulgação

Jovens moradores de bairros da periferia encontram nas aulas de teatro oportunidade de desenvolver seus talentos.

Jovens dos bairros da periferia da cidade estão descobrindo mais uma atividade que vai contribuir para a sua cidadania. O programa Art Luz está oferecendo uma vez por semana aulas de teatro em sua nova sede, na Fronteira. Toda quinta-feira, jovens com idades entre 15 e 23 anos participam do curso.

Segundo a professora de teatro e jornalista Cláudia Byspo, o método seguido por eles é o do Teatro do Oprimido – técnica do teórico Augusto Boal, que trabalha com o cotidiano dos alunos. No caso do jovens do grupo, a realidade é dura. A maioria convive de perto com a violência e sofre pressão social por ser pobre e negra.

- Apesar dos problemas do dia a dia, todos os seus alunos de teatro são extremamente talentosos e sonhadores. São artistas natos. Nosso trabalho busca novos talentos e tem a intenção de despertar o surgimento do artista-cidadão, tendo o teatro como alicerce, explicou a professora.

Atualmente, o grupo está ensaiando o esquete “Roda Viva”, que se baseia na música homônima de Chico Buarque, cantada por Ney Matogrosso. O poema “Caminhos”, do poeta Marcelo Ataualpa também dá diretrizes ao esquete. No trecho desse poema - “É chegada a hora e mais uma vez eu não sei a hora de que tenho ressentimentos para os quais não tenho tempo, pois é hora de correr” -, é mostrado o objetivo desse esquete.

- Nossa finalidade é enfatizar que a sociedade tira algumas vezes a clareza de decidir. O elenco clama pelo direito de tomar decisões. Guardar ou viver com ressentimento é perda de tempo – salienta Cláudia Byspo.

Jovem que ama o teatro e quer seguir a carreira de ator, Jeferson Carvalho Fernandes, de 18 anos de idade, morador da Fronteira, pontua que o teatro lhe faz bem à alma, ajudando-o a esquecer os problemas do dia-a-dia e ensinando-o muitas coisas boas.

- Graças ao teatro do Programa Art Luz, estou aprendendo a lidar com a vida. Estou mais disciplinado e fortalecido. Além do mais, as aulas são fascinantes. A mente da gente é aberta para a arte, para a vida, para a luz, para novos horizontes – completa.


Fotos Relacionadas