logo

TEDx por uma Educação Fora da Caixa é sucesso

23/11/2017 16:56:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Foto: Divulgação

Um dos palestrantes foi o secretário municipal de Educação que falou sobre “O Ciclo do Aprendizado do Aluno”

Ideias que merecem ser compartilhadas sobre tecnologias, entretenimento e design formaram a versão educacional da programação TEDx Cavaleiros ED que foi o destaque na Cidade Universitária, nesta quarta-feira (22). Com foco na mudança significativa e inovadora para a Educação Fora da Caixa, o evento atraiu a atenção do público que lotou o hall do prédio administrativo e o hall do Espaço Inovar e Aprender de Robótica, das 13h às 21h.

Mais informações sobre o perfil dos palestrantes e o TEDx estão disponibilizadas no site: www.tedxcavaleirosed.com.

As TEDs trazem palestras curtas, com 15 minutos cada, para mostrar as ideias que merecem ser espalhadas. Um dos palestrantes foi o secretário municipal de Educação, Guto Garcia, que falou sobre “O Ciclo do Aprendizado do Aluno”, apresentando as fases do entender, aprender e fixar, fazendo analogia do cérebro com o computador, e mostrando os resultados positivos para a melhor forma de estudar aprendendo para a vida toda.

O formato do projeto é o que diz a sua sigla TED: Technology, Entertainment, Design, ou seja, Tecnologia, Entretenimento, Planejamento. Na expressão #tedforadacaixa, a temática mostrou a autonomia do mundo atual e os caminhos da revolução humana desde a eletricidade até os computadores, robôs e a era do conhecimento.

Também palestraram sobre ideias inovadoras Maurício Ogawa, Luciana Allan, Rozeane Araújo, Luemy Àvila (organizadora do evento), Leandro Dias, Flávia Bernardini, Rafael Costa, Guto Nóbrega, Bernardina Gonçalves, Marcos Wesley, Antoanne Pontes, José Antonio Borges e Túlio Fogagnoli.

O evento foi traduzido, simultaneamente, na Língua Brasileira de Sinais (Libras) e todos ganharam um óculos 3D com tecnologia que proporciona efeitos nas três dimensões. Como trata-se de um projeto sem fins lucrativos, o TEDx conta com o trabalho de voluntários, organizadores e palestrantes, para acontecer.

Os organizadores também mostraram as suas ideias usando o papelão na construção dos objetos em forma de letras compondo o nome do evento, cadeiras e bancos para o público, biombos e fundo de palco, trabalho bem inspirador que chamou a atenção de todos. Os objetos foram entremeados com pufes luminosos que deram um charme ao ambiente.

A plateia, composta por alunos, professores, servidores e visitantes, gostou muito do que viu e ouviu, como Danielle Gomes Silva, 18 anos:

- Muito maneiro. Sempre leio sobre os TEDs e ter um realizado na minha cidade foi bom demais. O formato de palestras curtas anima bastante a participação dos jovens – avaliou.