Foto: LAcosta
Aula inaugural aconteceu, segunda-feira (19)
O secretário de Meio Ambiente, Maxwell Vaz participou, nesta segunda-feira (19), da aula inaugural do curso sobre a Bacia Hidrográfica do Rio Macaé. Ministrado por biólogos da Associação Cândido Mendes de Ensino e Pesquisa (Acamep), que é financiada pelo Programa Petrobras Ambiental, o evento aconteceu no auditório do Macaé Facilita e contou com a parceria da prefeitura, através da secretaria de Meio Ambiente (Semma).
- Fico feliz em ver interessados em conhecer os ecossistemas da Bacia Hidrográfica do Rio Macaé, que percorre vários municípios. Quanto mais pessoas estiverem envolvidas na preservação, tanto melhor para o meio ambiente e a recuperação de áreas degradadas – disse Vaz, após ter dado as boas vindas aos participantes.
O curso, que visa mobilizar pessoas e instituições inseridas na bacia hidrográfica do Rio Macaé para a implantação de uma agenda voltada para o desenvolvimento sustentável da referida bacia, está sendo oferecido a cerca de 40 participantes da Serra (Sana, Glicério, Trapiche). Estão participando professores da Rede Pública de Ensino, gestores municipais que atuam na área de meio ambiente, lideranças comunitárias e demais interessados.
Até o próximo dia 23, quando se encerra o curso que é gratuito, será apresentado em dois módulos, com 40 horas de aula teórico-prática. Em Macaé, está previsto acontecer nos dias 7, 14, 21 e 28 de agosto e no dia 4 de setembro. As inscrições para Macaé continuam a ser feitas através do site da prefeitura www.macae.rj.gov.br, pelo e-mail eventos.semma@macae.rj.gov.br e ainda, pelo telefone (21) 30692901.
Para Luiz Alfredo Novaes, morador do Sana, o curso se apresentou muito técnico, mas a capacitação vai valer a pena participar. “Acho que vai atender as minhas expectativas de conhecer mais os problemas ambientais da região e poder contribuir. Já Maria Isalina Moreira, de Trapiche, disse que o primeiro dia de curso atendeu sua perspectiva de conhecer a Bacia do rio. “Para o primeiro dia de curso está excelente porque busco mais conhecimentos acerca da Bacia Hidrográfica do Rio Macaé, que passa bem próximo de Trapiche e espero contribuir com a educação ambiental local”.
Base Operacional da Semma no Sana – Após participar da aula inaugural, Maxwell Vaz foi ver de perto a revitalização do prédio localizado na trilha das cachoeiras, bem próximo do Córrego Peito de Pombo (afluente do Rio Sana), onde irá funcionar a Base Operacional da Semma (BOS). Acompanhado dos coordenadores de Arborização e Paisagismo, Flávio Sayão e de Logística, Nadir Silvano, o secretário observou a reforma que está sendo feita na construção de alvenaria e na parte hidráulica e elétrica. Além disso, acompanhou a instalação de uma cerca de proteção à Base, junto com o secretário do Conselho Gestor da APA do Sana (Sanapa), Márcio Nascimento.
- É meta da secretaria de Meio Ambiente aproximar ainda mais os serviços públicos ambientais aos cidadãos macaenses moradores do distrito do Sana e adjacências. O projeto já está sendo executado para a instalação da Base do Sana. Já temos uma Base Operacional em Glicério e pretendemos instalar mais uma na Bicuda Grande – revelou.
Vistoria técnica - Vaz também acompanhou as vistorias técnicas do coordenador de arborização da Semma, Flávio Sayão, em duas propriedades rurais que solicitaram remoção de espécies da flora. As duas espécies apresentam problemas fitopatológicos (espécies de doenças). Uma delas é um eucalipto muito alto, que já está com os galhos secos que poderão cair a qualquer momento em cima da rede elétrica, ocasionando transtorno na via de acesso à Cabeceira do Sana e a outra, uma árvore seca no meio do telhado de um quiosque do “Cria Sana”.