logo

Terapia Comunitária atende servidores e representantes das comunidades

11/06/2013 17:53:00 - Jornalista: Joice Trindade

Reunir, trocar experiências e compartilhar vivências. Esta é a finalidade da terapia comunitária, trabalho que é ministrado pela equipe de Saúde Mental na Atenção Básica e Estratégia Saúde Família (ESF). Com a atividade, o objetivo do Governo Municipal é amenizar situações de conflito com representantes de diversos segmentos da sociedade.

Diante da ação, a equipe multidisciplinar da “Terapia Comunitária”, composta por assistente social, fonoaudiólogo e psicólogo, visita secretarias operacionais e atende junto às 25 equipes da Estratégia Saúde Família (ESF) , além da Unidade Básica de Saúde. Há um cronograma específico. Uma das comunidades que recebe a ação é a Malvinas.

Durante a terapia comunitária, os participantes, em sua maior parte moradores das proximidades das unidades de ESF, e pacientes também tem a oportunidade de expandir conhecimentos e apresentar os pontos de vista quanto às emoções, conflitos e ações de inclusão social e diversidade cultural.

De acordo com o Governo Municipal a Terapia Comunitária é caracterizada por um espaço de convivência social. Durante esta semana, profissionais da secretaria de Educação fizeram parte da roda de conversa, mediada pelas fonoaudiólogas Luciane Ribeiro e Marcele Souza, além do psicólogo Cidnei Bertussi.

Satisfeita, uma participantes, Margarida Barcelos disse que a terapia representa uma oportunidade das pessoas buscarem e compartilharem experiências e emoções. “ É uma roda de conversa , independente de idade, classe social e nível de instrução. O mais interessante é que o tema central é escolhido conforme o decorrer da roda de diálogos”, finalizou.