Termina primeira etapa do curso de qualificação profissional em saúde

03/08/2006 16:54:41 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Terminou na tarde desta quinta-feira (03), em Macaé, a primeira fase do curso de Formação de Facilitadores de Educação Permanente em Saúde, ministrado pela equipe da Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz. Estão participando profissionais de diversas áreas e setores da secretaria de Saúde.

O secretário de Saúde, Fernando Diogo, lembrou que o curso tem a finalidade de promover mudanças no modelo de formação do Sistema Único de Saúde e impulsionar a integralidade da atenção à saúde, favorecendo a articulação intersetorial, focando as necessidades dos usuários.

Estiveram presentes à solenidade de encerramento, além do secretário de Saúde, o subsecretário Luiz da Penha e o presidente da Câmara Municipal, o médico Eduardo Cardoso, que falou da importância da capacitação dos profissionais. “Uma empresa se consolida no mercado, através do seu lucro, já o lucro do serviço público é o bem-estar da população”, disse.

O subsecretário ressaltou que a educação permanente é uma das prioridades do governo municipal que visa contribuir para aumentar a capacidade e a qualidade da gestão, principalmente em saúde.

A proposta pedagógica do curso fundamenta-se nos princípios básicos do Construtivismo, que reconhece o indivíduo como agente ativo de seu próprio conhecimento, através das suas experiências e vivências.