Foto: Divulgação
Capacitação é oferecida aos ambulantes já atuantes e os que estão em fase de cadastramento
A Secretaria de Saúde, por meio da Coordenadoria Especial de Vigilância Sanitária (Covisa), está desenvolvendo um trabalho de Educação Sanitária para capacitar os trabalhadores informais que atuam no município através do “Treinamento de Boas Práticas nos Serviços de Alimento”. A capacitação é oferecida aos ambulantes já atuantes e os que estão em fase de cadastramento.
De acordo com o coordenador especial de Vigilância Sanitária, Bruno Paes, os ambulantes são informados quanto aos padrões de higiene necessários para garantir a segurança alimentar, visando a saúde do consumidor. No primeiro semestre deste ano, aproximadamente 200 ambulantes participaram das palestras, que abordaram as regras e medidas que devem ser seguidas pelos trabalhadores que oferecem serviço de alimentação. Cuidados na limpeza do local de trabalho e como manusear corretamente os alimentos foram alguns dos assuntos tratados.
- A capacitação é uma forma de acrescentar conhecimento, uma vez que a quantidade de trabalhadores informais vem crescendo nos últimos anos. Mostrar como oferecer produtos de qualidade, noções de higiene, boas práticas de manipulação de alimentos, descarte adequado de lixo e gordura são maneiras para garantirmos à população que os produtos comprados sejam de qualidade, explica Bruno.
A capacitação acontece às sextas-feiras, na sede da Covisa, e faz parte do processo de credenciamento e licenciamento dos interessados. Somente após a capacitação o trabalhador informal recebe Autorização de Comércio Informal da Fiscalização de Posturas e a Certidão de Regularidade Sanitária de Ambulantes (CRSA da Vigilância Sanitária). No término da capacitação, os participantes recebem o certificado de conclusão para que fique exposto no seu local de trabalho.
Além dessa ação, a Covisa também realiza o trabalho de Educação Sanitária em outras áreas, tais como: “Boas Práticas em Manipulação de Alimentos”; “Boas Práticas em Hotéis e Pousadas”; “Boas Práticas em Salão de Beleza”; “Biossegurança em Odontologia”; “Ações de Saneamento Básico em Domicílios”; “Operador de Veículos Transportadores de Água Potável – Caminhão Pipa”; entre outros.
Informações, dúvidas, sugestões ou reclamações podem ser solicitadas através do telefone: (22) 2762-0935, e-mail: visa@macae.rj.gov.br, ou na sede da coordenadoria, localizada na Rua José de Aguiar Franco, 2150, no bairro Costa do Sol.