Foto: João Barreto
Encontro com os trabalhadores informais da Amvisa aconteceu nessa sexta na Cidade Universitária
Com o objetivo de evitar a contaminação dos alimentos e os riscos de doenças que possam ser ocasionados por mantimentos inseguros, além de garantir a saúde e alimentação do cliente, a Agência Municipal de Vigilância Sanitária (Amvisa) realizou o treinamento de Boas Práticas em Manipulação de Alimentos para trabalhadores informais que atuam no município. O encontro aconteceu nesta sexta-feira (1), no auditório Cláudio Ulpiano, da Cidade Universitária.
O curso foi ministrado pelos fiscais sanitários da Amvisa, que repassaram as principais informações sobre normas, legislação e medidas que devem ser seguidas pelos trabalhadores que oferecem serviço de alimentação.
"Fungos, vermes, unhas, mofo, palha de aço e produtos de limpeza são alguns fragmentos que causam contaminação, sejam elas físicas, biológicas ou químicas, por isso a importância na limpeza do local de trabalho, na higiene pessoal e em como manusear corretamente os alimentos", disse o fiscal Joaquim Luís.
O comerciante Danilo Henrique, de 24 anos, falou sobre a importância da adoção desses cuidados. "Eu vendo cachorro quente, lanches, açaí, entre outros alimentos que necessitam de atenção e muita higiene. Poder realizar esse curso é um privilégio para todos que atuam nessa área". O jovem comerciante tem um trailer no centro da cidade há seis anos.
Todos os participantes receberam o certificado de conclusão, que é um quesito obrigatório no processo de cadastramento e recadastramento de trabalhadores informais realizado pela Coordenadoria de Posturas do município.
Com o objetivo de combater o Aedes aegypti em todo município, após o treinamento, uma equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) realizou uma palestra para informar e enfatizar os métodos de prevenção e combate ao mosquito nos pontos comerciais.