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Trabalho de orientação educacional fixa aluno na escola

13/05/2015 09:37:00 - Jornalista: Joice Trindade

O desenvolvimento do processo de ensino é uma das prioridades da secretaria de Educação, que está envolvendo todos os profissionais da rede municipal em reuniões e formações específicas em polos administrativos ou na própria secretaria de Educação. Para isso, equipes pedagógicas e das subsecretarias da pasta estão se reunindo com o objetivo de destacar estratégias voltadas para a permanência do estudante na unidade municipal de ensino.

Cerca de 50 orientadores educacionais fazem parte do grupo de profissionais participantes de formações na secretaria de Educação. Nesta terça-feira (12), eles participaram de mais uma etapa do estudo dirigido do livro “Quem disse que seu aluno tem problema de aprendizagem”, de autoria do escritor Renato Cesar Bini. A programação ministrada pelas dinamizadoras, Alessandra Magna Queiroz e Gilmara Alves, contou com a participação do secretário de Educação, Guto Garcia.

Acompanhado pela Subsecretária de Ensino Fundamental, Gelda Tavares, o secretário frisou que a atuação dos orientadores educacionais é fundamental. “Quero contar com a contribuição de todos os profissionais que trabalham na orientação educacional do município para que a rede possa registrar números favoráveis de aprovação e da permanência do aluno na escola, combatendo assim a evasão escolar. O papel do orientador educacional é essencial, pois atua com alunos, professores, pais e responsáveis, enfim toda a comunidade escolar”, destacou. Ele lembrou ainda que o trabalho do orientador educacional é importante para intermediar os conflitos escolares e ajudar os professores a lidar com alunos com dificuldade de aprendizagem.

Segurança - Na ocasião, o secretário de Educação apresentou aos orientadores educacionais o coordenador de Segurança nas Escolas, Luiz Carlos Seixas Junior. “Agora a pasta conta com esta nova coordenação, que visa orientar todos os profissionais da rede municipal a como proceder diante da ocorrência de conflitos no âmbito familiar”, ressaltou. Já o coordenador Luiz Carlos Seixas destacou que o trabalho já foi iniciado com visitas nas escolas e a intensificação de parcerias com setores como as secretarias de Ordem Pública, Mobilidade Urbana, Defesa Civil e Saúde. “Uma das propostas é que todas as unidades municipais adotem as mesmas condutas e procedimentos diante de conflitos na escola, que são mediados pelo orientador educacional”, explicou.

Já a subsecretária de Ensino Fundamental, Gelda Tavares, disse que novas estratégias pedagógicas estão sendo traçadas para minimizar a distorção idade-série e aumentar os índices de aprovação. “A intenção é encaminhar o aluno que apresenta a faixa de idade acima de 15 anos para Educação de Jovens e Adultos no turno do dia. Já estamos estudando a ampliação de novas turmas para a EJA-diurno”, comentou.

Formação - Durante o estudo dirigido, houve apresentação de vídeos e debate sobre a importância dos sentidos. “Os canais auditivo, visual e sinestésico contribuem para aprendizagem. Por meio do estudo dirigido, destacamos que a arte de criar ferramentas novas também reforçam o processo de ensino”, explicaram as coordenadoras Alessandra Queiroz e Gilmara Alves. Para a orientadora educacional Claúdia Sanches Florido, a formação está sendo fundamental. “Esta é mais uma oportunidade de ampliar conhecimentos e inovas as práticas pedagógicas”, ressaltou.

Projeto leva orientações para melhoria da qualidade de vida

Encontros. Este é o nome do projeto ministrado pela equipe de orientadores educacionais da rede municipal. O objetivo é levar orientações voltadas à melhoria da qualidade de vida para os alunos, pais e responsáveis, além de professores e funcionários da rede municipal de ensino.

Desenvolvido em um cronograma diferenciado nas unidades de Ensino Fundamental, as oficinas são ministradas uma vez a cada mês, durante os intervalos dos turnos nas unidades ou em dias específicos conforme a agenda definida pela equipe. Durante a programação são realizadas dinâmicas, grupos de estudos e palestras.

O tema que abrange as atividades do projeto é "Cuidado", que segundo as coordenadoras, Rosineia Chaves e Juliana Chagas abrangem palestras sobre assuntos como "Violência", "Sexualidade", "Diferenças e diferentes", "Cuidados com a Família" e "Mercado de Trabalho". As atividades do projeto são desenvolvidas conforme a demanda e a realidade de cada unidade municipal.

O secretário de Educação, Guto Garcia, destacou que o projeto tem como finalidade reforçar o envolvimento da comunidade escolar na escola. “Esta é mais uma ação que visa à orientação e multiplicação de informações na escola, no bairro em que os alunos vivem e com a própria família em diálogos sobre questões como cidadania, cotidiano e cuidados com a saúde”, ressaltou.