logo

Tratamento da tuberculose será expandido para toda rede de saúde

14/06/2012 15:53:00 - Jornalista: Jersey Simon

Ampliar o tratamento diretamente observado da tuberculose para toda rede municipal de saúde. Esta é a nova meta do Programa de Tuberculose, da Secretaria Municipal de Saúde. O projeto foi apresentado nesta terça-feira (12), durante o Treinamento de Combate à Tuberculose, que aconteceu na sede do Conselho Municipal de Saúde, para quase 50 agentes, que atuam em postos do Programa de Saúde Familiar (PSF) de Macaé.

O gerente do Programa de Tuberculose e médico especializado na doença, Antônio Bento, explica que o objetivo é descentralizar o tratamento, atualmente realizado no Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas. “Com esse projeto, queremos levar não só os remédios, mas o acompanhamento diretamente observado para todas as comunidades”, explicou.

De acordo com o médico, essa medida reduzirá o índice de evasão do tratamento e evitará que pacientes infectados tomem os remédios de maneira errônea. “Um dos nossos maiores problemas é a rotatividade da população. Por conta disso, muitos pacientes acabam interrompendo o tratamento antes do tempo. Queremos evitar isso, reforçou Bento.

O treinamento - que aconteceu das 14h às 17h - contou com a presença de profissionais de seis unidades de saúde: Lagomar, Glicério, Fronteira, Botafogo, Engenho da Praia e Campo d’Oeste. O evento abordou a importância dos agentes de saúde para o acompanhamento dos pacientes. A meta do Programa é que até o próximo trimestre o projeto já esteja funcionando nas primeiras unidades.

- A melhoria dos índices de cura da tuberculose é uma decisão política, porque envolve ações diretas do poder público, além das questões concernentes ao tratamento da doença”, pontuou Antônio Bento.

O número de casos novos de tuberculose no Brasil caiu de 73 mil, em 2008, para 70 mil, em 2010; mas a tuberculose continua sendo uma doença grave, transmitida pelo ar, que pode atingir todos os órgãos do corpo, em especial os pulmões.

Atualmente, o Jorge Caldas tem uma equipe multiprofissional, formada por médicos, enfermeiro, técnicos de enfermagem e técnicos administrativos. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 7h30m às 17h. O Programa de Tuberculose oferece medicamentos, exames laboratoriais, broncoscopia, teste de resistência bacteriana, além de consultas, todos gratuitamente, para a população.