Treinamento: artesãos do município se preparam para a Interart Macaé

23/09/2013 13:06:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Arquivo

Artesãos do município se preparam para a Interart Macaé

Começa, na próxima semana, o treinamento específico para cerca de 70 artesãos que desejam participar da segunda edição da Interart Macaé. A programação acontecerá de 4 a 13 de outubro, das 15h às 22h, no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho. O treinamento será realizado durante três dias com objetivo de orientar os profissionais para melhor atuarem na feira. Entre as abordagens estão mercado (preço e produto), noções de inglês e de atendimento ao cliente.

Na sexta-feira (20), cerca de cem artesãos se reuniram no auditório da secretaria de Trabalho e Renda, onde receberam informações sobre a Interart Macaé, cuja estrutura de 300 metros quadrados contará com oficinas ministradas pelos instrutores de artesanato do Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep), que também vai divulgar seus cursos no evento. No encontro, a artesã e instrutora macaense Sônia de Souza, 40 anos, disse estar animada com a programação. “Trabalho com artesanato de escama de peixe. Quero mostrar meu trabalho e, sobretudo, ensinar esta arte. Tenho orgulho de morar em um município que valoriza o artesanato. São dez anos de amor e dedicação”, disse.

Durante a programação, a equipe do Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (Fumdec) dará informações sobre empreendedorismo e legalização de atividades econômicas. A feira terá ainda espaço gourmet e empório, exposição dos alunos dos cursos de artesanato do Cetep e praça de alimentação. Nos estandes, todas as peças expostas poderão ser comercializadas: móveis da Indonésia, corais e pérolas de Madagascar, peças dos Andes, artigos antigos de decoração de Singapura, do Paquistão e de Paris, arte folclórica dos índios Pataxós, entre outras.

Com o tema “Macaé 200 anos”, a Interart Macaé também terá dois polos gastronômicos: do Sana, distrito da região serrana; e do bairro Lagomar, na zona norte da cidade. Além disso, a programação será marcada por painéis que retratam a cidade.

A intenção dos organizadores é que toda a estrutura da feira seja montada com base nas orientações do Programa Cidade Sustentável, do governo federal, que visa à neutralização do carbono lançado na atmosfera. Diante disso, mudas de espécies da Mata Atlântica vão ser doadas.

Os ingressos serão vendidos a seis reais e o estacionamento custará cinco reais. Os veículos com adesivos da Interart adquiridos por meio da Associação Comercial e Industrial de Macaé (Acim) ou da Câmara de Dirigentes Lojistas de Macaé (CDL) ou ainda das empresas convidadas vão ter desconto de 50% no estacionamento, assim como os táxis com adesivos que ainda vão ter direito a convites.

Os organizadores do evento, em parceria com a secretaria de Trabalho e Renda, distribuirão cinquenta mil convites para cerca de mil empresas instaladas no município destinadas aos trabalhadores e suas famílias.

A prefeitura realiza a feira por meio de diversos órgãos como as secretarias de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, Trabalho e Renda, Fumdec, Fundação Macaé de Cultura (FMC), subsecretaria de Políticas para as Mulheres, Cetep, Coordenadoria Extraordinária de Políticas sobre Drogas, entre outros setores municipais.

O evento também tem o apoio da Acim, CDL, Sebrae e Macaé Convention & Visitors Bureau. O setor terciário vai colaborar com essa iniciativa, através de diversas Organizações Não Governamentais (ONGs).