Trekking de caminhada acontece domingo no Parque Atalaia

23/11/2006 14:54:57 - Jornalista: Catarina Brust

A etapa inaugural do Circuito Costa do Sol de Enduro a Pé acontece neste domingo (26), a partir das 9h no Parque Atalaia. Cerca de 12 equipes, entre graduados e iniciantes, participarão da competição, com intervalo de dois minutos entre as largadas. O percurso com 10 quilômetros de trilha com direito à paisagem do parque, e uma parada na Cachoeira do Salto. A partir das 8h, os participantes da prova poderão retirar os chips, que registram a passagem das equipes pelos Pontos de Controle do circuito.

A caminhada está prevista para durar cerca de três horas. Na sexta-feira (24), às 19h, e no sábado (25), às 10h, será ministrado um curso de navegação para os participantes, em frente ao Hotel Panorama, na Imbetiba. No sábado, às 16h, será realizado o check in das equipes, com a entrega de camisetas e planilhas aos atletas, também no Panorama. Os participantes deverão entregar no mesmo local, dois quilos de alimentos não perecíveis como taxa de inscrição. Os alimentos serão encaminhados a uma instituição de caridade.

O trekking de regularidade ou enduro a pé é uma modalidade esportiva nova praticada no Brasil há cerca de 12 anos, e no Rio de Janeiro, há seis. O objetivo é percorrer trilhas em meio a obstáculos naturais dentro de um tempo ideal estabelecido pela organização, unindo o esporte ao contato com a natureza. Agora, o esporte também poderá ser praticado no município com a realização da etapa inaugural do Circuito Costa do Sol de Enduro a Pé. As inscrições já estão abertas.

A competição é promovida pela Trilhas e Tekking e tem apoio da prefeitura e das secretarias de Esporte e Lazer (Semel), educação (Semed), Meio Ambiente (Semma), Comunicação Social (Secom) e Empresa Municipal de Turismo (Macaé Tur).

O Parque Atalaia é uma reserva de Mata Atlântica com 234 hectares com o objetivo de promover educação ambiental, identificação de espécies animais e vegetais e pesquisas. O parque está localizado a 27 quilômetros do centro de Macaé, abrangendo os distritos de Cachoeiros de Macaé e Córrego do Ouro.

- Tais características tornam a região ideal para a prática do trekking, pois apresenta uma vasta área para caminhada, com trilhas já existentes, além do fato de levar para a região um grupo de pessoas conscientes com relação à preservação de ambientes naturais como este, ressalta Ana Jaqueline Barreto de Oliveira, sócia da empresa organizadora do evento.

O trekking de regularidade teve origem no enduro de moto e é formado por equipes de três a seis pessoas. As equipes recebem da organização da prova uma planilha com a velocidade de cada trecho, distância percorrida, indicações e a trilha.

Cada equipe deve ter entre três e seis pessoas e pode se inscrever numa das três categorias: graduados A (top de linha – os mais experientes), graduados B (intermediários) e trekking (iniciantes). Cada categoria dará a largada com três minutos de intervalo. Adolescentes entre 12 e 16 anos precisam de autorização do responsável.